4º Circuito Arte Búzios transforma o balneário em uma galeria a céu aberto no mês de agosto

Acontece, de 09 a 18 de agosto, em Búzios, o 4º Circuito Arte Búzios 2019, evento anual que reúne artistas do município, região e outros estados nos principais pontos turísticos, ruas, restaurantes, pousadas e galerias, fazendo de Búzios uma cidade-atelier por duas semanas.

O evento, que é uma iniciativa da artista Flory Meneses e da produtora Luciana Fajardo, já conta com mais de 120 Artistas inscritos para esta edição, onde vão expor suas obras em dezenas de estabelecimentos e em áreas públicas da cidade.

Nessa verdadeira ocupação cultural, artistas pintam ao ar livre na Orla Bardot, Rua das Pedras, Porto da Barra, além de praças, pousadas, galerias e até restaurantes.

Também são realizadas oficinas com diferentes modalidades artísticas, como pintura, escultura, desenho, fotografia, mosaico, pintura para crianças, Arte Urbana, pintura em espátula. Algumas dessas oficinas são gratuitas para crianças e adultos e outras pagas, todas realizadas no Espaço Cultural Zanine e Rua das Pedras.

Acontecem vernissage em 6 galerias locais e Exposição Coletiva temática
“INSPIRA BÚZIOS” com 50 artistas participantes no Espaço Cultural Zanine e os espaços públicos também são ocupados por performances de dança e música, além da apresentação de 10 artistas de Arte Urbana pintando ao vivo na Rua das Pedras no encerramento do evento.

“A ideia central é quebrar paradigmas da arte sempre expostas em locais adequados e trazê-la para o locais públicos e ao ar livre com total integração e proximidade ao cotidiano das pessoas. Com isso fomentamos não só o artista, mas também toda a cadeia produtiva de artes visuais.”, explica Flory.

Pintura Inclusiva

No Circuito também acontece as oficinas e exposições ministrada por Jefferson Maia, pedagogo/artista plástico tetraplégico (adaptado com a pintura com a boca), pintor exclusivo da Associação de Pintores com a Boca e os Pés – APBP, onde o mesmo conta com aplicabilidade à comunidade num caminho didático trilhado e promovido pela ‘Pedagogia da INCLUSÃO’.

Para a realização das oficinas de pintura Inclusiva, que são gratuitas e abertas ao público, participação gratuita ao público, os locais utilizados apelo evento dispõe de rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here