Ações do Turismo Histórico em Cabo Frio vão movimentar o ano de 2019

0
80

A Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo vai oferecer uma série de atividades para moradores e turistas que estiverem em Cabo Frio neste mês de janeiro. Desenvolvidas em 2018, algumas ações foram formatadas para 2019, e outras são novidade. O projeto de Atendimento ao Turismo Histórico, por exemplo, começa o novo ano com novas datas. Lançado em outubro de 2018, este ano ele será realizado às terças e quintas.

“Como estamos desenvolvendo novas ações, tivemos que fazer algumas alterações. Por isso mudamos a data de atendimento ao turismo histórico. No Forte São Mateus ele passa a ser feito às terças e quintas, das 9 às 13h, no Morro da Guia às terças, das 15 às 17h, e Fonte do Itajuru e Charitas às quintas, das 9 às 13h, já a partir desta semana (dia 3)”, informou o superintendente Paulo Cotias.

O Pôr do Sol Histórico também muda de data em 2019. Realizado sempre na última quarta-feira do mês desde que foi lançado, em 31 de outubro de 2018, a partir de agora ele acontece na última sexta-feira de cada mês: a primeira edição deste ano será dia 25 de janeiro, no mesmo formato de antes, com história, música e poesia a partir das 17h. A concentração acontece em frente ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional.

O projeto Caminhos da História também retorna com força total. Os atendimentos acontecerão sempre às quartas-feiras, com roteiros de manhã e de tarde, mediante agendamento prévio por meio do Whatsapp (22) 99951-0293. Embora os roteiros de ônibus sejam exclusivos para alunos da rede municipal, escolas particulares também podem participar, desde que assegurem a responsabilidade pelo veículo que fará o transporte do passeio. Para 2019, no entanto, o projeto ganha uma nova versão, o Caminhos da Religiosidade, que acontece no próximo dia 11, a pé, com ponto de encontro às 17h no Largo de São Benedito, na Passagem.

Já o roteiro náutico, lançado em novembro de 2018, fica mantido aos sábados, com saída às 16h do Terminal de Barcos de Passeio, no Boulevard Canal. Realizado em parceria com a Associação de Passeios de Barcos de Cabo Frio e a Secretaria de Turismo, ele promove passeios marítimos com cunho histórico, destacando as riquezas naturais e culturais da cidade. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada e sujeitas a lotação das embarcações. Todos os passeios têm acompanhamento dos historiadores da Superintendência de Turismo Histórico Social, contando as narrativas históricas que envolvem o trajeto. A atividade é a única que tem custo (R$ 25 por pessoa) para ajudar na manutenção das embarcações, cedidas pela Associação de Passeios de Barco.

“Também lançamos, em dezembro, o Atendimento aos Transatlânticos com um programa de receptivo especial aos turistas que desembarcam, direcionando-os para os pontos do corredor histórico central como Forte São Mateus, Largo de São Benedito e Largo de Santo Antônio para subida ao Morro da Guia ou a visita à Fonte do Itajuru. Inauguramos a ação no dia 13 de dezembro, quando recebemos o primeiro navio desta temporada. Repetimos, com sucesso, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, e vamos manter até o final da temporada de transatlânticos, em abril”, explicou Paulo Cotias, lembrando que durante a visita dos navios, por conta do atendimento exclusivo aos visitantes, todos os outros projetos ficam automaticamente suspensos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here