Alunos de Araruama participam de encontro especial sobre Astronomia e Astronáutica

0
48

 

Um estudo sobre Astronomia e Astronáutica movimentou cerca de 60 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Agostinho Franceschi, em Araruama.

Tudo começou com o aprendizado nas salas de aulas. Foram desenvolvidas diversas atividades dedicadas ao conhecimento do Universo.

Os alunos do 6º ano, por exemplo, aprenderam a construir lunetas caseiras, utilizando lentes recicladas e canos de PVC. Esse material foi usado depois durante uma aula noturna, cheia de magia, em que eles puderam observar melhor a lua e suas crateras.

Além disso, os estudantes também produziram foguetes a partir de garrafas PET, que foram lançados e “voaram” mais de 30 metros com a força da pressão da água e do ar. Depois confeccionaram miniaturas dos planetas do nosso Sistema Solar em escala de tamanho e distância entre eles, para compreender suas relações em proporção.

Por último, assistiram a uma palestra incrível das cientistas do Grupo de Pesquisas Aeroespaciais da UFRJ, Mirlene Oliveira e Ananda Knoedt, que vieram contar um pouco mais sobre o trabalho delas no desenvolvimento de foguetes.

Um aprendizado científico que, com certeza, as crianças vão levar para o resto de suas vidas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here