Após reforma: Forte São Mateus, em Cabo Frio, será entregue a população neste domingo

0
900

Após  anos em estado crítico, com acesso limitado e arriscado, a nova gestão da Secretaria  de Cultura, em parceria com a Comsercaf, entrega à população de Cabo Frio e aos turistas, o novo acesso do Forte São  Mateus, na Praia do Forte. O evento acontece no domingo (9), às 18h. Seguindo as normas legais do patrimônio histórico, o evento é aberto ao público e todos são convidados para a celebração.  O som ficará por conta da Serenata Canto Coral e do músico Marquinho Moraes.

Segundo a secretária de Cultura Meri Damaceno, o Forte São Mateus era uma grande preocupação da pasta, já que o local estava depreciado e com riscos para os visitantes.

“Foram anos com o guarda-corpo quebrado e gerando perigo a quem frequentava o Forte. Além do descaso com o próprio monumento e com o entorno que precisava de pintura e  poda no jardim.  A vitória dessa reforma engloba a segurança para a população e a retomada cultural de um dos monumentos históricos mais importantes de Cabo Frio”, comentou Meri Damaceno, relembrando ainda alguns dos importantes marcos históricos do Forte São Mateus.

“O Forte foi construído entre 1616 e 1620 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses e protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil em Cabo Frio. Ele Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, contou.

A reforma do Forte São Mateus começou no dia sete de novembro, onde a Comsercaf interditou o local uma vez para recapeamento da ponte que dá acesso ao Forte. A previsão é que até amanhã (7), os trabalhos estejam concluídos. Na última segunda-feira (3) foi construída uma rampa de acesso do calçadão até a ponte. O Forte também foi pintado e a iluminação foi recuperada. O calçadão do canto da praia próximo ao local também passou por uma revitalização com limpeza, jardinagem e recolocação das pedras portuguesas. O local já recebeu um novo guarda-corpo para ponte, novas hastes de inox para todo o trajeto e correntes. A ponte foi recapeada, assim como as escadas de acesso. O investimento foi de aproximadamente R$31 mil em toda a reforma do Forte.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here