Araruama é considerada a cidade mais violenta do interior do Rio, em 2017, diz Ipea

0
884

Araruama foi apontada como a cidade mais violenta do interior do Rio, com o maior índice de assassinatos, em 2017, de acordo com o Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O município ocupa a nona posição no ranking estadual, ficando atrás de municípios da Região Metropolitana e Baixada Fluminense.

De acordo com o Ipea, a cidade teve uma taxa de 59,6 homicídios para cada 100 mil habitantes, em 2017.

Segundo o estudo, o conceito de mortes violentas envolve a soma de agressões, intervenções legais e mortes violentas com causa indeterminada, tomando como referência o município de residência da vítima.

A pesquisa é feita com dados de levantamentos e é medida a partir dos números de homicídios proporcionais à população de cada município com mais de 100 mil habitantes.

Além de Araruama, também aparecem no ranking: Cabo Frio, também na Região dos Lagos; Macaé e Rio das Ostras, no interior do Rio; Maricá (RJ); Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense; além de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

As cidades com menor índice de violência estão na Região Serrana: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

No país, segundo o Atlas, a violência se deslocou do Sudeste para as cidades do Norte e Nordeste e continua associada às disputas de facções criminosas por territórios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here