Araruama ganha nova estação de tratamento de esgoto

0
771
Fotos: Raphael Gonçalves Neto

Cumprindo a meta de tratar 100% do esgoto urbano de Araruama, evitando que o mesmo caia na Lagoa de mesmo nome, a Concessionária Águas de Juturnaiba entregou na quarta-feira, dia 05, mais uma estação de tratamento de esgoto, a ETE do Novo Horizonte, com capacidade para tratar 30 litros por segundo. Com a entrada em operação da nova estação, a empresa já passa a tratar 80% do esgoto urbano. Segundo o superintendente da empresa, Carlos Gontijo, os 100% serão alcançados com a construção e inauguração da unidade de Praia Seca, que só não teve início pelo fato de haver uma ação judicial esperando decisão, por questões ambientais do terreno onde a mesma será erguida.

Na ocasião da inauguração,  a prefeita Lívia de Chiquinho falou da importância daquela

Prefeita Lívia de Chiquinho

grandiosa obra e dos benefícios que trará para a Lagoa de Araruama, que é o maior patrimônio da Região dos Lagos.

A prefeita destacou também, a importância da parceria público/privado, na construção da estação, onde a prefeitura deu total apoio a concessionária, nesse grande investimento em favor do araruamense. Lívia Bello disse ainda, que esteve com o governador e pediu a dragagem dos canais que abastecem a Lagoa de Araruama, obra de vital importância, aliada ao tratamento de esgoto, para a revitalização da mesma. A prefeita disse que estará cobrando ao chefe do Executivo Fluminense, a execução desse trabalho. A prefeita destacou, ainda, o esforço da administração em proporcionar melhores condições de vida ao araruamense e anunciou um pacote milionário de obras, inclusive de saneamento básico, que estará sendo executado nos próximos dias, após a análise do Tribunal de Contas do Estado.

A estação de tratamento de esgoto atenderá 12,800 moradores, dos bairros Novo Horizonte, Bananeiras, Paraty, Coqueiral e Pontinha, evitando o despejo de todo o esgoto na Lagoa de Araruama.

Segundo o superintendente da empresa, Carlos Gontijo, a Águas de Juturnaiba está cumprindo a sua parte na preservação e despoluição da lagoa, mas, lembra que o mesmo tem que ser feito pelos outros municípios que são banhados por ela e pela concessionária responsável pelo tratamento desses municípios.

A Águas de Juturnaiba atua nas cidades de Araruama, Saquarema e Silva Jardim, onde as dua primeiras, são banhadas pela Lagoa de Araruama. As demais cidades, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo, ficam sob a cobertura de outra concessionária, a Prolagos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here