Atividades do Projeto Defesinha de São Pedro da Aldeia chegam à Praia do Pontal

0
260

Com uma programação voltada a atividades ambientais e de prevenção, o Projeto Defesinha, promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, desembarcou nesta segunda-feira (14) na Praia do Pontal, localizada no município de Arraial do Cabo. Os pelotões, formados por crianças e adolescentes, participaram de gincanas, recreações e palestra sobre adaptação ao meio líquido, valas e correntezas, além de desenvolverem ações de limpeza da praia, corrida e trilha. Nesta terça-feira (15), os participantes do projeto farão uma visita ao Corpo de Bombeiros.

O diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, fez um balanço do dia. “Iniciamos a segunda semana de atividades do projeto na Praia do Pontal, onde focamos bastante na preservação ambiental e fizemos um trabalho rápido de limpeza da praia, além do treinamento para gincana que será feita, entre os pelotões, na última semana de atividades. Foi um excelente dia, aproveitamos a calmaria do mar para desenvolver bastante a adaptação ao meio líquido e, como as crianças já estão mais adaptadas, puxamos um pouco mais a questão da educação física”, destacou.

Durante a visita à Praia do Pontal, os alunos do Defesinha também receberam orientações gerais sobre prevenção, aprenderam um pouco mais sobre as características do local e praticaram slackline, um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos. O pelotão “Protetores”, formado pelos adolescentes de 12 a 14 anos de idade, fizeram um pequeno trecho de trilha. Garantindo a alegria da garotada, o banho de mar foi liberado sob a supervisão dos monitores voluntários.

Uma das novidades do Defesinha em 2019 foi a abertura do primeiro núcleo do projeto educacional, que garantiu a participação de 100 jovens moradores de Iguaba Grande. Quem aproveitou a oportunidade foi o Marcelo Lopes, de 15 anos. “O projeto Defesinha é muito divertido, tem momento para tudo: brincar, comer e aprender. Estou aprendendo coisas novas, que eu não sabia, e está valendo muito a pena participar. Se pudesse, eu faria de novo, mas não tenho mais idade para participar, então vou aproveitar o máximo que der”, afirmou.

As ações do Projeto Defesinha acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h, e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de monitores voluntários. O encerramento, com formatura, está previsto para acontecer em 31 de janeiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here