Atletas da região que disputaram os Jogos Pan Americanos são homenageados em Cabo Frio

Uma solenidade no Espaço Expo Lendas do Surf, nesta terça-feira, dia 06, marcou as homenagens oferecidas pela Prefeitura de Cabo Frio a três atletas e um treinador que representaram a região nos Jogos Pan-Americanos, que terminam no domingo, dia 11, no Peru.

Durante o evento, os atletas foram homenageados com um mural de fotos onde autografaram e tiveram suas fotos expostas ao lado de grandes nomes do surfe mundial.

A cabo-friense Karol Ribeiro foi a representante brasileira no surf, que pela primeira vez foi incluído no programa da competição continental. Karol, que há anos disputa competições nacionais e internacionais, levando o nome da cidade, falou sobre a experiência de ter sido a primeira surfista brasileira a participar do Pan.

“Foi um sonho de criança chegar onde cheguei, participar de uma competição como o Pan representando minha cidade, meu país. Me preparei muito, fiz o meu máximo lá, mas infelizmente, a medalha não veio. Eu sei que sou muito nova e que outras oportunidades de disputar uma competição desse nível vão aparecer, só depende de mim. Vou continuar treinando muito para poder ter bons resultados nas próximas competições. Realizei um sonho, tenho muitos outros para transformar em realidade”, disse Karol.

Lena Guimarães mora em Arraial do Cabo, mas treina frequentemente em Cabo Frio. Ela conquistou a medalha de ouro no stand-up paddle, na categoria “race”. A exemplo do surf, a modalidade estreou no programa dos Jogos Pan-Americanos. Uma das principais atletas do país no stand-up paddle, Lena falou sobre a importância dos treinamentos em Cabo Frio na sua preparação.

“Eu treino muito em Cabo Frio, porque há condições diversificadas. Posso treinar no canal, quando preciso fazer um treino de downwind, com remadas mais longas, a favor do vento e com ondulação, venho de Búzios a Cabo Frio ou a Arraial; e tem a Praia do Forte, que é sensacional pra mim, porque tem ondas de todos os tipos, com variação de tamanho, de força… Essa variação me prepara melhor para qualquer tipo de condição de mar que eu encare, tanto no circuito brasileiro quanto no mundial”, explicou Lena, que contou que, na reta final da preparação, encontrou no Forte condições idênticas as do mar peruano.

Orgulho pelo ouro

Lena Guimarães falou ainda do orgulho em conquistar a primeira medalha de ouro em seu esporte na história dos Jogos Pan-Americanos.

“A minha bateria foi a primeira das finais das diversas modalidades do surf. Então, a minha medalha foi a primeira de todas. É um orgulho, uma honra e espero que dê alguma forma isso possa contribuir para a nossa cidade. Sempre que estou fora, competindo, faço propaganda e digo para os demais atletas que eles precisam remar aqui em Cabo Frio ou em Arraial. Eu rodo o mundo todo competindo e afirmo sem medo de errar que, em beleza natural, nossa região não perde para ninguém”, finalizou Lena, que recebeu a homenagem ao lado do marido e treinador Américo Júnior, também atleta de stand-up paddle.

O técnico da equipe medalhista, Américo Pinheiro comentou sobre a importância do momento para o esporte e destacou as dificuldades que os profissionais enfrentam.

“Nossa grande dificuldade hoje é a falta de patrocínio para conseguir vagas nas competições. Esperamos com esse feito e a visibilidade gerada, que o esporte ganhe novos rumos e mais apoio. Agradecemos a iniciativa da cidade de Cabo Frio, mesmo que nem todos nós sejamos moradores da cidade, treinamos na praia do Foguete, local com ótimas condições de treino”, comentou.

Também foi homenageado o buziano Vinícius Martins, medalha de prata na categoria “race” do stand-up paddle.

O secretário de Esportes, Flávio Rebel, destacou a importância da solenidade e da homenagem aos atletas e ao treinador:

“O resultado esportivo é importante em um evento como o Pan. Mas o que eu achei mais legal, além da homenagem, da reunião dos atletas nesse espaço, foi a visão que estes atletas têm da necessidade de investimento e da captação de recursos por meio da iniciativa privada e das leis de incentivo. Sempre tivemos as competições dos esportes do mar vindo de fora para dentro. Agora, aos poucos, vamos fomentando as nossas competições locais, criando escolinhas e despertando nos jovens o interesse em chegar a esse nível internacional que Karol, Lena e Vinícius estão. Fico feliz por ver atletas com esse entendimento e satisfeito por ver que esse legado poderá ser deixado para as futuras gerações”.

Após as homenagens, os atletas seguiram pelas ruas de Cabo Frio, desfilando em carro aberto do corpo de bombeiros, sendo recepcionados com aplausos pela população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here