Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Arraial do Cabo reúne cerca de 50 pessoas em Figueira

0
123

As audiências públicas para a discussão do Plano Diretor seguem tendo boa adesão. Na noite de terça (10), munícipes, representantes do poder público e autoridades se reuniram para a discussão do projeto, desta vez em Figueira, em evento realizado com muito capricho pela equipe diretora da E.M. Vera Felizardo. 

A terceira audiência contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre munícipes e representantes, que mais uma vez levaram suas pautas e discutiram possíveis mudanças no atual plano.

Os principais pontos discutidos foram os limites territoriais dos municípios, a inclusão de bairros como distritos dentro do novo plano – atualmente, apenas Figueira e Monte Alto estão classificados como distritos -, a implantação de um novo sistema de esgotamento e revisão da atual concessão, a criação de um plano habitacional municipal, além de pautas essenciais como urbanização, saneamento, mobilidade urbana, serviços básicos e contenção da especulação imobiliária. 

Novamente, a importância da participação da população nessas discussões foi exaltada pela mesa diretora, presidida pelo Secretário do Ambiente e coordenador do projeto do Plano Diretor, Arildo Mendes. Somente através da participação que se faz possível pautar os próximos anos de desenvolvimento de Arraial do Cabo. 

O Plano Diretor é o instrumento essencial da política de desenvolvimento da cidade e deve ser revisto a cada 10 anos. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada dentro dos espaços urbanos na oferta dos serviços essenciais, visando assegurar melhores condições de vida à população. 

Secretários Municipais e representantes, vereadores e também a equipe de trabalho da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), que trabalha em conjunto com a Prefeitura na elaboração desse plano, compuseram a mesa. 

A próxima audiência pública será no dia 17 de setembro, às 18h, na Escola Municipal Sotero Teixeira de Souza.

Após as audiências públicas, todas as pautas apresentadas serão encaminhadas às Câmaras Técnicas, também com a participação de segmentos da população, que vão discutir os temas: Proteção ao Meio Ambiente, Uso e ocupação do solo, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos Essenciais e Economia, Turismo e Pesca e Juventude. A população está convidada para levar as ideias, sugestões e pautas de discussão acerca desses e outros temas de interesse popular para serem discutidos durante as câmaras técnicas. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here