Búzios desenvolve atividades voltadas à prevenção da obesidade

Nesta sexta-feira, dia 11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde em 1997, com o intuito de conscientizar dos riscos da doença e estimular hábitos saudáveis. A secretaria de Saúde de Búzios desenvolve dois programas com o foco no tema, o Medida Certa e o Grupo de Atenção e Tratamento a Obesidade (GATO). 

O Medida Certa realiza a prática de exercícios físicos três vezes na semana por uma hora, e são avaliados o peso corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferência de cintura e abdômen periodicamente.

A atividade física promove muitos benefícios à saúde: o controle do peso corporal melhora a circulação do sangue, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fortalecem os músculos do corpo, melhora a postura, o sono, além de contribuir na prevenção e tratamento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial e diabetes tipo II, ansiedade stress e depressão.

Já o GATO é um programa que foi implantado no município desde 2008, onde os pacientes são encaminhados pelos médicos do município das Unidades Básicas de Saúde e Médicos especialistas para tratamento da obesidade. 

 Os participantes são acompanhados uma equipe composta por Nutricionistas, Professor de Educação Física, Clínico Geral e Psicólogo. O programa também conta com palestras abordando o tema de obesidade, causas e conseqüências e tratamento da doença.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here