Búzios sedia o Campeonato Brasileiro ABVO de Veleiros do Oceano na Semana Santa

0
170

A badalada cidade de Búzios, na região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, irá receber, entre os dias 18 e 21 de abril o Campeonato Brasileiro ABVO de Veleiros do Oceano, com os principais barcos e velejadores do país, na data da tradicional Búzios Sailing Week, consagrada competição de vela organizada pelo ICAB, Iate Clube Armação de Búzios, que este ano está apoiando a iniciativa da Associação Brasileira de Veleiros do Oceano.

A competição, será desenvolvida na excelente raia de Búzios, e tem o patrocínio master do Empreendimento Aretê, centralizando as ações no Hotel Aretê-Buzios, com o apoio da BR Marinas, Ipanema Ventures, CBVela e ICAB. A competição está com as inscrições abertas para barcos das categorias ORC (Offshore Racing Council) e IRC (International Rating Certificate). Elas podem ser feitas através do site da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO – http://www.abvo.org.br/wp/wp-content/uploads/2019/02/Aviso-Regata-Brasileiro-IRC-ORC-Buzios_20-02-Draft-14.pdf . Os barcos inscritos até o dia 15 de março, sexta-feira, poderão usufruir do desconto inicial no valor da participação. A organização espera realizar cinco regatas para definir os campeões brasileiros de cada classe.

“A ABVO, após algumas experiências passadas, percebeu que um campeonato por ela organizado e conduzido seria o melhor a oferecer aos seus Associados. Porém, tal empreitada exige recursos que, normalmente, estão além das nossas possibilidades. Ou seja, precisamos de apoio, mas sem abrir mão da independência da ABVO. E foi, exatamente, o que ocorreu com a oferta do empreendimento Aretê Búzios”, destacou o comodoro da ABVO, Almirante Adalberto Casaes.

“Nessa época, tradicionalmente, tem sido realizada a consagrada Búzios Sailing Week, organizada pelo Iate Clube Armação de Búzios, que nos apoiou integrando a data e estabelecendo uma ótima sinergia com a ABVO. Em outras palavras, queremos preservar e estimular a BSW e, ao mesmo tempo, realizar o Campeonato Brasileiro ABVO sob nossa condução. Como produto concreto dessa sinergia, uma das regatas da série deverá terminar nas proximidades do ICAB com animada confraternização dos velejadores naquele simpático e bem localizado Clube após cruzarem a linha de chegada”.

Até o momento, perto de 20 barcos do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul estão inscritos na competição e a expectativa é maior ainda.

“A comunidade da Vela Brasileira e até mundial reconhece que Búzios é um local muito especial para a prática do esporte, pois sempre traz bons ventos e mar azul. E por isso realizar o Campeonato Brasileiro onde estarão presentes os principais barcos e tripulações brasileiras é sinônimo que teremos um campeonato de altíssimo nível. Esperamos em torno dos 30 barcos representando os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, e provavelmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, destacou Ricardo Baggio, o Kadu, Membro do Comitê Organizador.

O Campeonato Brasileiro ABVO de Veleiros do Oceano tem o patrocínio master do Empreendimento Aretê, e conta com o apoio da BR Marinas, ICAB, CBVela, Ipanema Ventures, e da Prefeitura de Búzios. A realização é da Associação Brasileira de Veleiros do Oceano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here