Cabo Frio e Ílhavo assinam acordo de cidades coirmãs

Representantes do poder público municipal junto com as famílias cabo-frienses de origem portuguesa lotaram a Casa de José de Dome-Charitas, na noite desta segunda-feira (20), para a assinatura do convênio de cidades coirmãs entre Cabo Frio e Ílhavo. Com a solenidade, fica firmado o estreitamento das relações turísticas, sociais e econômicas entre as duas cidades, que vai se concretizar através de acordos e convênios já viabilizados durante a visita da comitiva à cidade. A solenidade também contou com homenagem às famílias Bolais Mónica, Soares e Verdade, tradicionais do bairro Passagem.

Segundo o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que ocupa o cargo compatível ao de prefeito na política brasileira, enfatizou as semelhanças culturais e econômicas entre Cabo Frio e a cidade portuguesa. “Com esse acordo vamos potencializar tudo que nos liga cultural e historicamente. Estamos encantado com as belezas de Cabo Frio e a receptividade do seu povo e como podemos nos beneficiar de forma mútua. Com certeza, Ílhavo tem muito o que aprender com Cabo Frio e Cabo Frio com Ílhavo”, disse.

O prefeito Dr. Adriano Moreno lembrou a ida a Huzhou, na China, e o trabalho desenvolvido para criação de cidades geminadas. “Tudo começou com a nossa ida à China. A emoção de apresentar a nossa cidade no país chinês para assinar o acordo com Huzhou foi grande. Hoje a emoção está tão grande quanto naquela ocasião, pois estamos na nossa casa, firmando um acordo entre dois povos que têm muito em comum, com história e cultura entrelaçadas”, afirmou o prefeito.

O secretário de Turismo, Radamés Muniz, endossou as palavras do prefeito.

“Foi uma noite muito importante e cheia de emoção, onde homenageamos e contamos a história de famílias tradicionais de Cabo Frio com ligação direta com Portugal, além de concretizarmos o trabalho que vem sendo desenvolvido com Ílhavo, desde as tratativas até a visita da comitiva a nossa cidade, quem tem sido um sucesso”, frisou o secretário.

A comitiva de Ílhavo está em Cabo Frio desde a sexta-feira (17) e, desde então, já participou de um tour nos principais pontos turísticos da cidade, de visitas técnicas nas salinas e no Aeroporto Internacional, além de encontros e reuniões. Nesta terça (21), a delegação participa de uma reunião com empresários para apresentação de projetos. A tarde, a comitiva fará uma palestra no Instituto Federal Fluminense (IFF).

O estreitamento das relações entre Ílhavo e Cabo Frio foi viabilizado pelos coordenadores da Comissão Cabo Frio-Portugal, Thomas Rosa e Gustavo Miguelez. A visita de representantes de Cabo Frio à cidade de Ílhavo, como parte do tratado, está prevista para agosto, quando acontece o tradicional Festival de Bacalhau da cidade, considerado um dos mais tradicionais de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here