Cabo Frio é um dos municípios que participam do programa Lidera Rio, do Sebrae

0
70

Formar líderes e gestores municipais em gestão de alto desempenho, alinhada aos mais modernos conceitos e tendências para a administração pública. Este é o objetivo do Lidera Rio – Formação de Líderes Públicos com Foco em Resultado, programa desenvolvido pelo Sebrae Rio que iniciou, nesta segunda, 26/11, sua terceira fase, em oito novos municípios: Cabo Frio e Silva Jardim (Região dos Lagos), Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra (Norte), Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula (Noroeste).

Oitenta gestores (10 de cada município) estão fazendo o curso e a primeira capacitação aconteceu nos dias 26 e 27/11, no Isecensa, em Campos, sobre os temas Legado e Tendências. O professor Antônio Napole ressaltou que os gestores precisam sonhar com projetos que tenham a ver com a história do seu município. “É preciso conhecer sua história e se reconectar com as vocações locais, buscar o sentido maior de ser um servidor público e reconhecer o quão importante é o seu papel no desenvolvimento do país. Porque é nos municípios que a vida acontece. Vamos fortalecer a rede municipal e a capacidade de gerir seus próprios recursos”, afirma Napole.

Felipe Araújo, Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cabo Frio, acredita que o curso vai abrir novos horizontes. “ Já deu para perceber que o programa nos motiva a pesquisar as nossas potencialidades na origem e aplicar isso como política para o desenvolvimento da cidade. E a gente tem a ânsia de aprender um pouco mais sobre os recursos técnicos que podem formalizar o nosso objetivo. Entendo que ao final do curso nós teremos conhecimento e estrutura para desenvolver os projetos e trazer o progresso para nossa cidade, desenvolvendo também a liderança dos servidores públicos”, afirma Araújo.

Formação de Líderes Públicos com foco em resultado

O Lidera Rio consiste na realização de trabalhos de capacitação, orientação, mentoria, acompanhamento das ações de curto-prazo e certificação a funcionários públicos dos municípios. Ao longo de quatro meses, os participantes vão cursar seis disciplinas: tendências de desenvolvimento, gestão municipal, desenvolvimento de liderança, planejamento estratégico, gestão de projetos e metas, processos e tecnologias.

No final desta primeira etapa, os municípios precisam criar projetos para promover o desenvolvimento econômico com foco na expansão e geração de oportunidades para micro e pequenas empresas e geração de trabalho e renda. Serão quatro projetos, cujos pilares são: Planejamento Urbano para o Desenvolvimento, Ambiente de Negócios, Sustentabilidade e Resiliência, e Diversificação da Matriz Econômica.

Na segunda etapa, os gestores terão monitoramento e mentoria, através de seis reuniões que serão realizadas nos próprios municípios. Após a elaboração dos projetos, o Sebrae irá orientar e acompanhar o desenvolvimento e a implantação de cada um. Ao final do programa haverá uma premiação entre os municípios. A previsão é de que o programa se encerre em junho de 2019.

O programa Lidera Rio conta com a parceria estratégica do Centro de Liderança Pública (CLP), do Instituto República e do Banco do Brasil. Esta é a terceira edição do programa. A primeira, em 2017, capacitou gestores de Petrópolis, Niterói, Mesquita, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Maricá, São Gonçalo e Três Rios. A segunda edição está em fase de conclusão e premiação dos projetos, e os participantes foram Duque de Caxias, Paty do Alferes, Volta Redonda, Porto Real, Resende, Piraí, Itaboraí e São Pedro da Aldeia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here