Cabo Frio espera receber 100 mil turistas no feriadão do Trabalhador

Cerca de 100 mil turistas devem desembarcar em Cabo Frio neste fim de semana prolongado por conta do feriado do dia do trabalhador, comemorado nesta terça-feira (dia 1º de maio). Somente no Terminal de Ônibus de Turismo, na Avenida Wilson Mendes, são esperados 120 veículos. Na rede hoteleira, a média de ocupação já é de 95%. E para quem quiser aproveitar o feriadão na maior cidade da Região dos Lagos, o município oferece várias opções de lazer e diversão.

Com belezas naturais que dispensam apresentação, Cabo Frio tem atraído milhares de turistas em busca de atividades ao ar livre, junto à natureza. No quesito mar, a Praia do Forte é a mais procurada, sendo foi eleita uma das 25 melhores do Brasil, segundo o prêmio Travellers’ Choice 2018, votação anual do site de viagens Trip Advisor, por conta de suas águas cristalinas e areias finas e brancas em seus 7,5 quilômetros de extensão.

Outro ponto que costuma atrair muitos visitantes é o Forte São Mateus, que oferece um visual de tirar o fôlego. Somente nos últimos feriados (Semana Santa, Tiradentes de São Jorge) foram registradas mais de três assinaturas no livro de presença. Porém segundo o diretor do espaço, Evangelos Pagalidis, apenas 30% a 40% dos visitantes assinam o livro. O local é uma fortaleza erguida em 1620 pelos colonizadores portugueses para proteger a cidade de invasões de espanhóis e holandeses. Os canhões da época ainda estão preservados no local. Vale a pena, também, conferir toda a história do Forte, ilustrada num acervo fotográfico permanente do fotógrafo Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950, que te levam a uma viagem no tempo. No canto esquerdo da Praia do Forte fica o Mirante do Arpoador, que oferece uma paisagem incrível, perfeita para quem gosta de selfie.

Outra opção muito procurada é o passeio de barco. A brisa do mar, o contato com a natureza e diversidade ecológica de Cabo Frio são alguns dos privilégios que um passeio marítimo pelas principais praias da cidade pode oferecer. Com saída do Boulevard Canal, eles atraem inúmeros turistas e moradores que procuram diversão em meio às belezas naturais do município.

E para pegar aquela praia com estilo, vale dar uma passadinha na Rua dos Biquínis. Conhecido como Gamboa Shopping, o local tem 120 lojas e é um dos mais importantes centros comerciais da cidade, responsável pela geração de cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. É ainda referência de moda praia no Estado.

Tem diversão, também, para quem não dispensa uma bola nem aos fins de semana. O Torneio do Trabalhador, tradicional competição que reúne os funcionários da Prefeitura de Cabo Frio, será realizado nos dias 29 e 1º, domingo e terça. Será disputado no estádio Correão com entrada gratuita. Outra opção para quem curte esportes é conhecer o Museu do Surf. O local oferece a maior exposição permanente do gênero das Américas Latina e Central, e a terceira maior do mundo: são 371 pranchas de surf, bodyboard e longboard, além de filmes, documentos, miniaturas, revistas, quadros e troféus. O Museu fica na Praça da Cidadania, em frente ao Teatro Municipal, e funciona de terça a domingo, das 17h às 22h.

Outra opção cultural é Casa de Cultura José de Dome (Charitas), que fica na Avenida Assunção, 855, no Centro. O local possui exposição permanente de pinturas e esculturas, com cerca de 25 obras. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

Também tem atração no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o Mart. Neste sábado (28), a partir das 15h, os produtores agro familiares da região vão participar da Feira Agroecológica do Convento, com alimentos saudáveis, além de cerveja artesanal, gastronomia e atividades culturais. Haverá, ainda, roda de dança com o Grupo Griot. No espaço também é possível conferir os últimos dias da mostra temporária “Viva Santos Reis”, do antropólogo Daniel Arrebola, em parceria com fotógrafos regionais. Ela traz diversos objetos das Folias de Reis da Região Sudeste reunidos durante anos de pesquisa. O Mart funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 14h às 18h, e a entrada é franca.

A Galeria Cultural Torres do Cabo, localizada na loja 125 do shopping Park Lagos, é outro ponto que vale ser visitado neste feriadão. O local é um braço de um espaço cultural municipal que funciona na Rua 13 de Novembro, próximo à Praia do Forte. Na galeria estão expostas cerca de 60 obras de 16 artistas.

E tem atração para os pequenos também. O Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb vai apresentar a peça “Moana”, em cartaz no domingo (dia 29). A peça é uma produção da Cia Paulista de Teatro e conta com apoio da Secretaria de Cultura de Cabo Frio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here