Cabo Frio ganha mais um Centro de Apoio Pedagógico na próxima terça-feira

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugura na próxima terça-feira (2) às 9h, o Centro de Apoio Pedagógico (Cenape) Durval Silva, no bairro Jardim Esperança. A cerimônia contará com a presença do prefeito Dr. Adriano Moreno, do secretário de Educação Claudio Leitão e da secretária-adjunta Denize Alvarenga.

Esta será a terceira unidade inaugurada: a primeira foi o Cenape Warly Studart, no bairro Jardim Olinda, e a segunda o Cenape Professora Maria Aparecida de Azevedo Galvão, em Tamoios.

O secretário Claudio Leitão destaca o avanço da educação especial em todo o município.

“É muito importante democratizar o acesso pedagógico para todos os alunos da rede de ensino. Com os três Centros em funcionamento, damos início ao trabalho da educação especial em Cabo Frio” – explica.

As unidades vão oferecer atendimento especializado para alunos com transtornos funcionais específicos e/ou dificuldades acentuadas de aprendizagem, matriculados nas classes regulares do Ensino Fundamental, a partir do 1° ano de escolaridade e sem limite de idade. As unidades são coordenadas pela Superintendência de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais (Sugeppe), por meio do Departamento de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Os Cenapes têm por objetivo oferecer aos alunos, na perspectiva da educação inclusiva, oportunidades para o exercício da cidadania, assim como para a preservação da dignidade humana, para a busca da identidade e participação efetiva na sociedade.

As unidades contam com novos equipamentos e profissionais de diferentes áreas de atuação, como fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores. A escola é responsável pelo encaminhamento do aluno para atendimento no centro. As atividades, desenvolvidas no contraturno escolar, auxiliam os alunos a avançarem no aprendizado, trazendo um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula. Também contribuem para uma melhoria da qualidade de vida, dentro e fora do contexto escolar.

O Cenape Durval Silva fica na Rua Durval Silva, s/nº, bairro Jardim Esperança, Cabo Frio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here