Cabo Frio: Jardim Esperança e Tamoios terão amostragem para ver quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus

Cabo Frio participa de uma pesquisa para identificar por amostragem quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. O projeto “Inquérito de Soroprevalência da Covid-19” busca descobrir qual a relação entre contaminação e pacientes assintomáticos e será realizado em seis etapas. A terceira fase acontece nesta segunda (27) e terça-feira (28) no ESF de Samburá, em Tamoios. Os exames realizados serão teste rápido, coleta de sangue e coleta de swab nasal.

Em cada etapa são feitas 100 coletas, que deverão ser pré-agendadas pelo telefone 0800 022 1160, em horário comercial, das 8 às 17h.  As duas primeiras fases foram realizadas no Laboratório Municipal de Análises Clínicas, em São Cristóvão e no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança.

O público-alvo são pessoas com idade acima de 18 anos, com sintomas gripais ou não. Os voluntários deverão levar carteira de identidade e CPF. A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ).

Para evitar aglomeração, os voluntários deverão obedecer ao horário de agendamento, mantendo as recomendações sanitárias vigentes no município, como uso de máscaras. A pesquisa pretende estimar a real letalidade e identificar o número de suscetíveis ao vírus para direcionar novas estratégias para planejar a volta gradativa das atividades na cidade. O projeto já acontece em outras cidades do Estado.

Cronograma

3ª Etapa

Dias: 27 e 28 de julho

Local: ESF Samburá, em Tamoios.

4ª Etapa

Dias: 12 e 13 de agosto

Local: Laboratório Municipal de Análises Clínicas, ao lado do Pronto Atendimento Médico (PAM), em São Cristóvão.

5ª etapa

Dias: 26 e 27 de agosto

Local: Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança.

6ª etapa

Dias: 8 e 9 de setembro

Local: ESF de Samburá, em Tamoios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here