Cabo Frio recebe 10 mil testes rápidos para detecção do COVID-19

0
37

A Prefeitura de Cabo Frio recebeu 10 mil testes rápidos de anticorpos IgG e IgM (Imuno-Rápido) para detecção da Covid-19. A compra dos insumos compõe a estratégia de testagem que será ampliada, sendo mais uma medida para o enfrentamento da pandemia no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cabo Frio, existe a previsão de aquisição de mais 30 mil testes rápidos, que podem fornecer resultados em até 15 minutos após a coleta, sem a necessidade de laboratório. O objetivo é ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos na cidade, bem como buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar, com acompanhamento familiar para evitar a disseminação do vírus.

Os testes rápidos são feitos a partir da segunda semana de sintomas, quando a quantidade de vírus diminui e o indivíduo produz anticorpos, principalmente das classes IgG e IgM. Para realizar esse exame, é obtido uma amostra de sangue por punção digital. Pessoas entre o oitavo e o décimo dia do início dos sintomas poderão ser testadas.

O investimento, proveniente do recurso de custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é de R$ 68 mil. Os exames serão realizados nas UPAs do primeiro e segundo distritos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

As unidades de saúde receberão os testes de forma gradativa até o fim desta semana. A Secretaria de Saúde informou que também está finalizando os preparativos para iniciar a testagem rápida em sistema drive-thru.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here