Cabo Frio tem redução de 20,9% no número de homicídios

0
109

A violência é tema constante que estampa as capas de jornais e está no topo da lista de preocupações dos brasileiros. No entanto, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), indicam que o Rio apresentou queda de 1,6% no índice de letalidade violenta enquanto as taxas no interior do estado tiveram um aumento significativo. Mas em Cabo Frio a realidade é mais animadora: a cidade teve redução de 20,9% no número de homicídios no primeiro trimestre de 2018 comparado com o mesmo período do ano passado.

Segundo dados do ISP, no ano passado foram registrados 43 assassinatos nos três primeiros meses de 2017 enquanto neste ano foram 34. O delegado da 126ª Delegacia de Cabo Frio, Marcelo Braga, afirma que as prisões realizadas nos últimos meses junto com as elucidações dos casos influenciaram na diminuição do índice.

“Fomos o único município dos considerados grandes do interior que conseguiu diminuir os homicídios. Todos os outros aumentaram. Com o elevado número de prisões feitas pela 126ª DP somados com os esforços da nossa Área Integrada de Segurança Pública (AISP), obtivemos o primeiro lugar em número de prisões e o quarto no número de apreensões de armas de fogo em todo o Estado do RJ. E isso refletiu na queda dos índices de homicídios”, explicou o delegado.

A Guarda Civil Municipal cabo-friense também atua diariamente em vários pontos da cidade para ajudar na coibição de ações ilegais e na segurança da população. Na última sexta-feira (27), agentes apreenderam cerca de 1,4 Kg de maconha no Morro da Guia, um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio.

“Nossa atuação para a redução da violência acontece de forma preventiva com a ocupação das vias e de logradouros públicos seja com a fiscalização do trânsito, com viaturas e motocicletas, ou com agentes em pontos estratégicos, como o trailler na orla da Praia do Forte, a base integrada do Peró e a guarita da Praça Porto Rocha. Temos ainda o ROMU, que é a ronda ostensiva que coíbe a flanelagem e os pequenos delitos que porventura ocorrem”, explicou o comandante da Guarda, Isaías Brandão.

O prefeito Marquinho Mendes comemorou o resultado e agradeceu a parceria das polícias Civil e Militar com a Guarda Municipal. “O comandante do 25°BPM e o delegado da 126ª DP estão fazendo um belo trabalho em parceria com a nossa guarda, colaborando para garantir a segurança na cidade. A segurança é uma preocupação constante, tanto da população como dos turistas. Estes números positivos colaboram para gerar um clima de tranquilidade e isso é muito bom”, afirmou o prefeito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here