Cabo Frio terá sete representantes na Conferência Estadual de Cultura

0
113

Sete delegados vão representar Cabo Frio na Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro que acontece nos dias 08 e 09 de junho, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. A escolha aconteceu durante a IV Conferência Municipal de Cultura, realizada nesta quinta-feira (3) no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Ao todo foram 79 inscritos, sendo 28 como representantes do poder público e 51 da sociedade civil. Conforme o regimento da conferência, o número de delegados eleitos corresponde a 10% das pessoas inscritas na Conferência Municipal. Dos sete escolhidos, cinco representam a sociedade civil e apenas dois o poder público. Os delegados têm como função analisar as propostas apresentadas na Conferência, sugerir alterações e votar cada uma delas.

O evento foi aberto pelo secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado, que informou que, embora o governo do estado tenha convocado Conferência Estadual, o governo federal ainda não fez nenhuma menção com a relação à realização da Conferência Nacional. “Já estamos em contato com o Ministério da Cultura buscando informações sobre o assunto” explicou ele, que esta semana recebeu um email do MinC elogiando o texto do Plano Municipal de Cultura, e também recebeu a visita do representante regional do Ministério da Cultura nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Matheus Quintal de Sousa Ribeiro, porta-voz do governo federal no reconhecimento da atuação da secretaria em toda a Região dos Lagos. A visita também serviu para promover uma aproximação direta entre as partes para dinamizar as ações culturais da atual gestão.

Subsecretário de Cultura, João Félix elogiou e agradeceu a participação da sociedade civil em todo o processo. “Essa Conferência Municipal marca o esforço do município em fortalecer as políticas públicas na área da cultura, principalmente com a participação da sociedade civil, representantes fortes de todos os artistas, e que vão lutar por Cabo Frio na etapa estadual para conseguirmos representatividade quando houver a etapa nacional”.

Já o superintendente de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, lembrou que, mais uma vez, a Secretaria Municipal de Cultura mostrou união junto aos artistas da cidade. “Acabamos de sair de um Fórum de Cultura que bateu o recorde na história de todos os fóruns já realizados no município, com mais de 174 inscritos. As propostas apresentadas e os debates deram um alto nível ao evento que durou mais de seis horas”, comentou, lembrando que em breve a ata da Conferência também estará no site da Prefeitura.

Durante a Conferência foram empossados todos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura, sendo 36 ao todo entre titulares e suplentes do poder público e da sociedade civil. Após a posse, os participantes da Conferência se reuniram em grupos de debate em torno de seis temas diferentes, todos com foco na cultura, e ao final foi realizada a plenária e a escolha dos delegados que votaram as deliberações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here