Caged divulga dados que comprovam que São Pedro da Aldeia bate recorde de geração de empregos em 2019

O município de São Pedro da Aldeia é destaque na geração de novos postos de trabalho em 2019, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Dos sete municípios da Região dos Lagos, a cidade foi a que apresentou o saldo mais positivo no primeiro quadrimestre do ano. Ao todo, foram registradas 1.668 contratações com carteira assinada, entre janeiro e abril deste ano, e 1.432 demissões, o que significa a criação de 236 novas vagas formais de trabalho – o melhor desempenho alcançado no mesmo período, nos últimos seis anos. A marca é mais do que o dobro do número calculado em 2018, quando o município fechou o ano com 64 empregos gerados.

Para o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, o resultado positivo se deve, principalmente, à uma política focada no desenvolvimento econômico do município, que tem sido facilitador para a chegada de novas empresas.

“De 2013 a 2018, no governo do prefeito Cláudio Chumbinho, foram abertas 3.540 empresas, o que dá uma média de duas empresas abertas por dia na cidade. Somente no primeiro quadrimestre de 2019, 339 empresas foram inauguradas em São Pedro da Aldeia. Além disso, nós superamos a média de tempo para a abertura de uma empresa no município, pela Junta Comercial, de dois para 2.26 dias. São Pedro da Aldeia hoje está na contramão de tudo o que se tem visto no Estado e isso graças ao entendimento e ao trabalho do prefeito, junto a todas as equipes, reconhecendo a importância da iniciativa privada no fomento da nossa economia e da geração de emprego e renda”, disse.

Na contramão do cenário regional e estadual, São Pedro da Aldeia chegou ao quarto mês do ano com maior número de contratações do que demissões. Somente no mês de abril, 111 empregos formais foram abertos na cidade. O resultado é a diferença entre o número de admissões, que totalizaram 387, e de desligamentos que somaram 276 pessoas, no período. Já no Estado do Rio de Janeiro, a taxa de desemprego subiu para 15,3% no primeiro trimestre de 2019, atingindo 1,358 milhão de pessoas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De janeiro a junho deste ano, 339 novas empresas foram abertas em São Pedro da Aldeia, o que significa uma média de 2.26 novas firmas abertas a cada dia. Pela Junta Comercial aldeense, a média para a abertura de uma empresa é de 2.26 dias. O tempo supera, ainda, a média estadual. “Na Junta Comercial do Estado, a estimativa é de 5 dias”, complementou o secretário. Somente em 2018, foram 824 novos negócios instalados no município. Desde 2013, mais de 24 mil pessoas foram contratadas com carteira assinada na cidade, o que coloca São Pedro da Aldeia nas posições superiores no ranking das cidades do Estado do Rio de Janeiro que mais geram empregos. O assunto foi tema de entrevista concedida nesta quinta-feira (06) pelo secretário de Governo à TV Record.

Segundo Eronildes, a criação dos polos comerciais e industriais, a localização estratégica, os incentivos fiscais e as cessões de terrenos públicos podem ser atribuídos aos índices favoráveis do município na geração de novas oportunidades de trabalho.

“A gente tem grandes âncoras que são os polos logístico, automotivo e industrial instalados aqui, que trouxeram grandes empresas, como a Coca-Cola, a Minas Rio, a Emapel, a Fiat, a Renoult, entre outras. Quando se cria esses condomínios industriais, automaticamente, se traz emprego e renda. A novidade é que nós estamos fechando agora com o grupo do Ceasa, que já está com uma área de mais de 200 mil metros quadrados no bairro São Mateus, próximo ao grupo Sonda. Ao todo, serão 280 boxes instalados e a estimativa é que passem por ali cerca de um milhão de pessoas por mês. Então, a tendência é que todo esse movimento venha para São Pedro da Aldeia. Se Deus quiser, nós vamos conseguir fechar o ano de 2019, por pior que sejam as expectativas no Estado, com a geração de muitos empregos na cidade”, destacou.

Segundo o balanço oficial do Caged, no primeiro quadrimestre de 2019, São Pedro da Aldeia teve o seu melhor resultado na área de Comércio, com 824 novos trabalhadores empregados, a maior parte pelo setor varejista. Em segundo lugar, aparece o segmento de Serviços, com 621 admissões registradas na área, sendo a maioria dos setores de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação.

Outro destaque para o ingresso de pessoas no mercado de trabalho tem sido o Banco de Oportunidades Municipal do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT). O órgão, que funciona sob a gestão da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, trabalha na captação e encaminhamento de currículos para as empresas interessadas, além fornecer apoio a processos seletivos e realizar cadastros para o Programa Jovem Aprendiz. Atualmente, o Balcão de Empregos aldeense conta com cerca de 10 mil currículos cadastrados e ativos, incluindo Pessoas com Deficiência, e 500 cadastros atualizados de jovens, entre 14 e 24 anos de idade, em busca do primeiro emprego.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here