Campanha de Vacinação contra Influenza começará nesta quarta em São Pedro da Aldeia

0
164

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A mobilização acontecerá até o dia 31 de maio nas unidades de saúde, com exceção de Três Vendas e Orquídeas, e na sala de vacinas, no Centro. O Dia D de imunização acontecerá no dia 4 de maio. Nesta etapa, deve ser imunizado o grupo prioritário composto por crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos, mulheres com até 45 dias após o parto e gestantes. A vacinação para os demais grupos do público-alvo seguirá o cronograma de imunização. Os postos de saúde aldeenses funcionam de 7h às 16h.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. Para este último grupo, a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação, é obrigatória e deverá ser apresentada no ato da vacinação. A vacina também será ofertada aos professores das escolas públicas e privadas.

No comparativo com 2018, a principal mudança no público-alvo foi a ampliação da margem infantil. Até o ano passado, o imunizante viral era aplicado apenas nas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, agora, naquelas com até 6 anos incompletos.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, destacou a importância da imunização. “Orientamos o morador aldeense, que está nesse primeiro grupo prioritário, a procurar a unidade mais próxima para se vacinar. Nosso objetivo é que todas as pessoas que estão contempladas no público-alvo se imunizem, seguiremos as datas para imunização de cada parcela do público destinado. Nessa primeira remessa de vacinas, São Pedro da Aldeia recebeu 6200 doses. Vale ressaltar que o abastecimento das cidades não é municipal, nós dependemos da produção e disponibilidade indicada pelo Governo do Estado.

A Influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir as orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here