Campanha itinerante de vacinação antirrábica atende bairros afastados da área central de São Pedro da Aldeia

0
23

São Pedro da Aldeia realiza a imunização de cães e gatos contra a raiva, por meio de equipes fixas e itinerantes, que percorrem bairros mais afastados da área central do município. A ação, realizada pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Agricultura, com o apoio da Emater-Rio, já vacinou cerca de mil animais. Até o momento, foram atendidos os bairros Retiro, São Mateus, Botafogo e Rua do Fogo.

A previsão é que, nas próximas semanas, sejam atendidos os bairros Balneário das Conchas, Alecrim, Sergeira, Três Vendas e Boa Vista. As equipes fixas se instalam em pontos estratégicos dos bairros, como praças e locais mais movimentados. Já os agentes que atuam de forma itinerante circulam pelas vias das localidades.  

O secretário municipal de Agricultura, Thiago Ribeiro, destacou a importância da campanha. “A vacinação na zona rural e nas periferias é fundamental para mantermos o controle da doença na cidade. Com ela, conseguimos vencer a dificuldade de locomoção dos moradores e seus animais para o Centro do município, pela distância. Para ajudar a população, organizamos a campanha itinerante”, disse. 

Para os moradores da região central, as doses são disponibilizadas na sede da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Eurico Coelho, nº 278, Centro. A aplicação também pode ser agendada. Para evitar a disseminação da Covid-19, os tutores dos animais devem seguir os critérios de prevenção ao vírus, utilizando máscaras faciais e respeitando o distanciamento social.

Raiva Animal 

A raiva canina e felina, também conhecida como hidrofobia, é uma doença viral, incurável e fatal, também transmissível a seres humanos através da mordida dos animais domésticos. No meio rural, a transmissão também se dá pela mordida do morcego hematófago, que se alimenta de sangue. 

De acordo com a Secretaria de Agricultura, não há incidência de raiva animal em São Pedro da Aldeia. A vacinação é o único meio de prevenção à doença, por isso a importância da imunização animal em massa. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here