Campeonato Brasil-Centro de Optimist e Seletiva acontece até sábado em Cabo Frio

Até sábado, dia 21, vários atletas da vela estarão em Cabo Frio para disputa do Campeonato Brasil-Centro de Optimist e Seletiva. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 16, na sede local do Iate Clube do Rio de Janeiro, no canto da Praia do Forte, com a presença de 106 velejadores de oito estados, do prefeito Marquinho Mendes, da secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, do coordenador de Eventos, Saulo Mira, entre outras autoridades e representantes do trade turístico.

Todas as largadas estão previstas para acontecer a partir do meio-dia. A primeira aconteceu logo após a solenidade de abertura. A competição vale vagas para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano e conta com delegações do Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. Os participantes têm entre 7 e 15 anos e vão competir no barco pequeno de fibra, ideal para atletas dessa idade, e que recebe o nome de Optimist.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Marquinho Mendes deu boas-vindas aos atletas e os convidou para retornar outras vezes. “É um prazer receber vocês (competidores) em nossa cidade. Tenham um ótimo campeonato e voltem outras vezes para desfrutar das nossas belezas naturais. Estaremos sempre de braços abertos para recebê-los”, convidou o prefeito.

A secretária de Turismo, Fabíola Blacker, falou das características que fazem de Cabo Frio um excelente destino para competições desse porte. “É uma modalidade que é o nosso forte, por causa do mar e do vento. O que a gente puder fazer para apoiar o esporte na nossa cidade, nós faremos”, ressaltou a secretária.

O presidente da subsede do Iate Clube, Jomar Rococ, também destacou Cabo Frio como a cidade que apresenta o cenário ideal para prática de vela. “Temos tudo que um velejador procura, como mar e vento. E não importa o tempo, se chove ou faz sol, o velejador gosta mesmo é de vento. Se tem vento, tem competição. É muito gratificante receber esse evento em nossa cidade”, comentou.

O atleta José Henrique Frizzera tem 14 anos e pertence à delegação do Espírito Santo. Veio sozinho para a competição e está confiante em alcançar os melhores lugares nas provas. “Minha expectativa é garantir as melhores colocações com foco nos trinta primeiros lugares”, contou ele.

Também participaram da solenidade de abertura do evento o comandante da Guarda Marítima, Paulo Fernando Pinto Dias; a presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Maria Inês Oliveros; a presidente da Associação Brasileira da Classe Optimist, Claudia Balestrinin; o diretor de Vela do Iate Clube do Rio de Janeiro, Fernando Madureira, além do representante da Federação de Vela do estado do Rio do Janeiro, Ricardo Baggio, e da Confederação Brasileira de Vela e o vice-presidente da Federação de Vela de São Paulo, Carlos Eduardo Sodré.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here