Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia promove oficina gratuita de entalhe em madeira nesta quinta-feira

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, em parceria com o artista plástico e historiador Dawson Nascimento, promove, nesta quinta-feira (14), uma oficina de entalhe em madeira, aberta à população.

A atividade será oferecida das 9h às 15h40, sem a necessidade de inscrição prévia, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de experimentar e acompanhar de perto o processo criativo, as técnicas e etapas de produção de uma escultura em madeira. A oficina integra a exposição “Portais da História”, que segue aberta à visitação até a próxima segunda-feira (18), das 8h30 às 17h, na Casa da Cultura.

De acordo com a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, a oficina integra a exposição “Portais da História”, aberta no dia 18 de janeiro na Casa da Cultura. “Para conduzir esse dia de oficinas livres, nós teremos a presença desse artista incrível, o Dawson. A proposta é que ele traga um pouco desse trabalho grandioso que ele desenvolve com as esculturas em madeira para perto dos nossos aldeenses. Nós queremos mostrar que o entalhe é uma forma riquíssima de arte e de manifestação cultural. Essa será uma oportunidade única para que a população possa aprender e acompanhar de perto a confecção das peças, a técnica do entalhe, a pintura e todo o processo de produção”, disse.

Realizada pela primeira vez em São Pedro da Aldeia, a exposição “Portais da História” tem como foco o resgate histórico e a preservação da memória do período colonial brasileiro, por meio de representações artísticas de paisagens e construções antigas. Os quadros e paineis em madeira, produzidos a partir da técnica de entalhe, exaltam elementos coloniais e imperiais, edificações, monumentos, vilas, paisagens e as diversas simbologias que compõem a arquitetura de cidades históricas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Entre as obras elaboradas pelo artista estão a Igreja Matriz de São Pedro da Aldeia, a Casa dos Azulejos e três casas antigas tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), preparadas especialmente para a exposição na cidade. Os trabalhos contam com tamanhos variados, entre paineis de 2,10×0,90m até quadros menores de 15x10cm, com preços que variam de R$ 150 a RS 2000. Além da venda no local, os interessados também podem fazer encomendas com o artista.

“Através da arte, eu procuro expressar a minha preocupação pela preservação do patrimônio histórico nacional, que nós temos tão presente também aqui nessa cidade histórica de São Pedro da Aldeia. A proposta desse projeto é trazer a sensibilização pelo olhar e a construção do conhecimento, mostrando a importância da preservação dessa arquitetura”, destacou o artista Dawson Nascimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here