Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia vai receber exposição do artista plástico premiado Reinaldo Caó

0
402

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, realiza, nesta sexta-feira (05), a abertura da exposição “O Pintor, a Paleta, o Pincel e as Tintas… Colorindo Sonhos”, assinada pelo artista plástico premiado Reinaldo Caó. O lançamento da mostra de pinturas está marcado para às 19h, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro. A visitação ficará aberta até o dia 03 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Secretária Adjunta de Cultura, Edlúcia Marques falou sobre a vinda da exposição à cidade. “É com muito prazer que nós trazemos o artista Caó para nos abrilhantar com suas lindas obras de pintura a óleo. Caó é artista do interior da nossa cidade, que retrata a comunidade do Retiro, os seus trabalhadores e toda a natureza da zona rural. Com muito carinho, ele traz também para essa exposição alguns artistas que são seus alunos, que já têm trabalhos muitos bonitos. Convidamos toda a população para essa noite de cultura e arte”, disse.

Nascido no bairro Retiro, em São Pedro da Aldeia, Reinaldo Carlos de Oliveira é artista e professor de artes plásticas, escritor, poeta, animador cultural e comendador agraciado pela Associação Fluminense de Belas Artes de Niterói. Com 42 anos de carreira, Caó chegou a ter mais de 80 alunos aldeenses em seus ateliês no Centro e no bairro Estação, além de promover cursos e projetos sociais na região.

Cerca de 40 quadros, em óleo sobre tela, estarão expostos na Casa da Cultura. Marcada pelo uso de cores fortes, as obras retratam, em sua maioria, a zona rural do município, onde o artista viveu boa parte de sua infância. As temáticas passeiam entre embarcações, caravelas, mares, cercanias, pastos, campos, paisagens naturais, casarios e edificações antigas, e a figura do trabalhador rural aldeense.

“Sou filho de São Pedro da Aldeia, venho do interior. A minha pintura retrata um pouco do que eu sou, da minha vivência na roça e da ingenuidade do campo. A expectativa é grande e sou muito grato à Secretaria de Cultura por abrir as portas para mostrar os meus trabalhos. Todos me trataram com muito carinho e isso é um grande incentivo ao artista”, destacou Caó.

A programação de abertura vai contar com coquetel e apresentação da tela “A Oração” – um autorretrato do artista e de sua família, simbolizando a tolerância religiosa. Na ocasião, os interessados também poderão adquirir ou encomendar telas. A exposição também vai contar com a participação especial da artista Aline Lobo, que vai expor seis obras de sua autoria. Informações sobre o evento e agendamentos para visitação coletiva para grupos e escolas podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625 5167 ou, ainda, pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here