Cenape é inaugurado no distrito de Tamoios, em Cabo Frio

O prefeito Dr. Adriano Moreno inaugurou nesta segunda, dia 18, o Centro de Atendimento Pedagógico (Cenape) Professora Maria Aparecida de Azevedo Galvão, localizado no bairro Unamar, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio. a unidade vai atender estudantes da educação inclusiva que possuem dificuldade de aprendizagem. No fim de fevereiro, a Prefeitura já havia reinaugurado o Cenape Warly Studart, que fica no Jardim Olinda.

“Com mais esse Cenape damos oportunidade para as crianças seguirem com o aprendizado escolar e, no futuro, chegarem até o ensino superior para que possam continuar contribuindo e formando uma cidade cada vez mais igual e melhor para todos. É a oportunidade dessas crianças atingirem seus sonhos, além de ser um presente importante que Deus me dá nesse dia que completamos oito meses de governo”, comemorou o prefeito.

Durante seu discurso, Dr. Adriano lembrou ainda de outras conquistas na educação como a inauguração de duas escola em Tamoios com capacidade para cerca de 1.200 alunos da educação infantil. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Educação, Cláudio Leitão, da secretária-adjunta Denize Alvarenga e da subprefeita de Tamoios, Tamires Carneiro.

“Avançar na educação inclusiva foi uma promessa de campanha do governo e nós, agora, temos a oportunidade de cumprir. Além deste Cenape de Tamoios, já reinauguramos um no centro de Cabo Frio e vamos reinaugurar um também no Jardim Esperança completando três Cenape’s que vão atender e dar apoio pedagógico para as crianças que tenham qualquer problema no aprendizado. É um passo a mais que a Educação de Cabo Frio dá como política pública de importância para o fortalecimento da educação inclusiva”, destacou o secretário de Educação, Cláudio Leitão.

“É uma ação fundamental porque dentro da sala de aula muitos professores não conseguem dar conta por não terem formação específica para lidar com alguns tipos de transtorno de aprendizagem. Então, fico muito feliz de participar desse momento e o de hoje em especial que traz o nome de uma professora, a Maria Aparecida de Azevedo Galvão, que lidava diretamente com educação especial e que tanto trabalhou pela inclusão dos alunos”, afirmou Alvarenga.

Para a subprefeita de Tamoios, Tamires Carneiro, o Cenape “é muito importante para os moradores de Tamoios. Por muitos anos ficamos em segundo plano e sem atendimento às necessidades das crianças e dos munícipes. Hoje vemos uma isonomia no tratamento tanto aqui quanto em Cabo Frio e isso é muito importante. O Cenape é de grande importância, pois não exclui as crianças que não conseguiam acompanhar o ensino por terem alguma dificuldade e a partir de agora isso vai mudar”, afirmou.

De acordo com a diretora do Cenape, Rossana Duarte, a expectativa é atender cerca de 250 alunos com necessidades de inclusão.

“Pela primeira vez a Prefeitura vai receber não só os alunos que são inclusos com laudo, mas também os que possuem dificuldades de aprendizagem. Para isso, vamos ter uma equipe multidisciplinar para acompanhá-los. Estamos muito otimistas, esperando pelos alunos e suas famílias, que também serão atendidas pelos assistentes sociais. Essa é uma demanda que já vem acontecendo. É uma parceria entre a Educação e a Saúde em prol dessas crianças e dessas famílias”, comentou a diretora.”, explicou a diretora.

Segundo ela, a equipe é composta de psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos, assistente social, psicomotricista e fisioterapeuta. Para ter acesso, o aluno deve estar matriculado na escola pública e o assessoramento da Seme fará o encaminhamento das escolas para os Centros. O responsável deverá comparecer apenas com uma foto 3×4, já que os documentos e o laudo serão enviados pela Secretaria. Só então será marcado o horário de atendimento do aluno, que será no contraturno e não um período inteiro.

A inauguração contou também com a presença de parentes da professora Maria Aparecida de Azevedo Galvão, que dá nome ao Cenape. A unidade fica localizada na Rua das Lebres, 42-B, Unamar, Tamoios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here