Charitas, em Cabo Frio, conta com acervos permanentes de pinturas, fotografias e esculturas

Espaço promove e divulga a arte com atividades e programações gratuitas

Quem ainda não sabe o que fazer para curtir o primeiro fim de semana pós carnaval, a dica é visitar o Charitas. A edificação de estilo neoclássico do século XIX fica numa das principais avenidas de Cabo Frio é um ícone na história e cultura do município. Também conhecida como Casa de Cultura José de Dome, o espaço promove e divulga a arte, além de preservar o patrimônio municipal com uso permanente e dinâmico através do lançamentos de livros, projeções de vídeos e filmes, música, teatro, palestras e cursos, entre outros.

Além das inúmeras atividades, o local também possui um acervo permanente de pinturas, fotografias e monumentos. O destaque fica para as obras do artista José de Dome, que dá nome ao espaço. Autodidata em desenho e pintura, ele começou a carreira em Salvador (Bahia), mas em 1967 passou a viver na cidade.

As artes plásticas dos pintores Tiíta Machado e Jean Guilhome também compõem o acervo. Tiíta é um dos principais nomes da arte naif. Ela costumava retratar temas religiosos e as festas populares de Cabo Frio em traços e cores delicadas. Já o francês Jean Guilhome viveu parte de sua vida em Cabo Frio, onde imortalizou suas obras em aquarela.

O acervo de esculturas conta com obras de Chico Tabibuia e Mudinho entre outros. Tabibuia representa em sua arte a marca inconfundível da cultura afro. Já Mudinho representa em seus trabalhos de madeira a simplicidade da vida de pescador em Búzios.

Ainda é possível ver nos jardins do local os monumentos do Marco das Sesmarias de São Bento e o Pelourinho. O Marco das Sesmarias guarda a história do crescimento demográfico do município. Já o Pelourinho era usado no século XVII para guardar os editais da Câmara Municipal, e expôr às vistas do povo os criminosos que eram capturados e seriam castigados.

Outro registro do desenvolvimento do município pode ser visto nos painéis fotográficos cronológicos em uma das salas do local. As fotografias retratam o município desde a fundação até os dias atuais.

O Charitas está localizado na Avenida Assunção, nº 855, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 20h, de segunda à sexta. Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here