Confira o boletim de balneabilidade das praias de Iguaba Grande de acordo com INEA

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entregou ao Relator da CPI da Prolagos, o Vereador Marcello Costa, o resultado da Operação ‘’Iguaba Verde’’, que teve como objetivo fiscalizar a empresa Prolagos, e também as Áreas de Preservação Ambiental (APA) e os postos de gasolina.

A fiscalização foi realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), que é o principal órgão regulador da concessionária Prolagos, e pela Secretaria de Meio Ambiente de Iguaba Grande.

O Secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio, declarou ter certeza de que as informações entregues irão contribuir muito para os trabalhos desta importante CPI em andamento.

Um dos pontos fiscalizados foi a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Prolagos, no município de Iguaba. De acordo com o relatório da CPI, o INEA e a Agenersa não encontraram nenhuma irregularidade no local. Já a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente identificou algumas irregularidades, como a não utilização de lâmpadas ultravioletas no tratamento do esgoto, o que é obrigatório. Além disso, foi identificado a falta de limpeza e manutenção periódica na comporta do rio Salgado e envios de relatórios mais detalhados para Secretaria de Meio Ambiente.

Outro ponto importante fiscalizado foi a balneabilidade da Laguna de Araruama dentro dos limites do Município de Iguaba Grande. Recentemente, apareceram manchas negras e um forte odor em torno da laguna, após laudo técnico da qualidade da água solicitado pela Secretaria de Meio Ambiente ao INEA, foi constatado que a água está própria para banho.

O Secretário, Marco Antonio, também declarou que as manchas podem ter sido causadas pela falta de filtragem natural da Laguna. Isso ocorre na troca de águas entre a água da Laguna com a água do mar, no canal do Itajurú, no município de Cabo Frio.

Boletim de balneabilidade das praias de Iguaba Grande de acordo com INEA:

Segue abaixo as localizações próprias para banho:
• Em frente a Rua Bolívia.
• A direita da Rua Tereza, próximo ao antigo píer.
• Em frente a Rodovia Amaral Peixoto n° 1656.
• Em frente a Estrada da Capivara.
• Em frente a Rua das Hortênsias.

O Secretário de Meio Ambiente, Marco Antonio, lembra que, caso haja chuva forte recomenda-se evitar por 72 horas o banho na laguna, devido a uma possível abertura da comporta do Rio Salgado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here