Coordenadoria do Meio Ambiente de Cabo Frio acompanha vistoria da Prolagos na Praia do Siqueira

O coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, esteve na manhã desta quarta-feira (31), acompanhando a vistoria feita pela Prolagos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira. A ação foi motivada por um movimento lançado pelos moradores e pescadores da região que filmaram e fotografaram um derramamento excessivo de esgoto na Lagoa de Araruama nos últimos dias.

O Diretor de Comunicação da Prolagos explicou que, por causa das chuvas, as comportas da ETE tiveram que ser abertas para que não houvesse transbordamento nos bueiros espalhados pela cidade, já que o sistema de coleta de esgoto usa a mesma rede de captação de águas pluviais e que por isso houve a necessidade da abertura das comportas.

O coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio, compareceu acompanhado de fiscais do Departamento de Saneamento e Obras Particulares da coordenadoria e explicou que apesar de serem previstas, as aberturas das comportas só devem ser feitas em casos de emergência.

“Nossos fiscais vão avaliar se o volume de chuva que a região recebeu, justifica a atitude da concessionária, além de apurar a abrangência do dano ambiental. Vale ressaltar que o tratamento do esgoto que vem sendo feito pela concessionária está em conformidade com a legislação e as ETEs de “tempo seco” que operam na cidade, devem ser substituídas por outro sistema de captação e tratamento, que levará todo o esgoto para a estação do Jardim Esperança, de onde sairá, completa e devidamente tratado, por um emissário na bacia do Rio Una. Caso sejam constatadas falhas no ocorrido esta semana na Praia do Siqueira, a concessionária será notificada e multada”, explicou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here