CREAS de Arraial do Cabo realiza identificação civil de pessoas em situação de rua

O CREAS de Arraial do Cabo realizou mais uma pesquisa de identificação civil. A atividade tem como principal objetivo identificar pessoas em situação de rua que não possuem documentação e que, por algum motivo, não informam qualquer dado sobre sua identidade, impossibilitando o seu reconhecimento e acesso aos benefícios do governo.

 Para identificar esses indivíduos, a pesquisa biométrica foi o recurso mais eficaz para a solução dos casos na cidade e já pode ser realizada através do DETRAN com autorização da Defensoria Pública ou Ministério Público e consentimento do usuário. Após o resultado, o sujeito alcança a cidadania e o acesso a rede de serviços do Estado garantidos por lei.

A respeito dos casos dos moradores de rua que não conseguem contribuir direta e positivamente para própria identificação civil, a psicóloga Tailla Barbosa explica: “Não é de costume, mas às vezes abordamos pessoas que possuem esse perfil. São pessoas que, com discurso confuso, não dizem o próprio nome. Podemos supor algum transtorno mental, psiquiátrico ou neurológico. Esperamos solucionar o mais breve possível esses casos a fim de continuar trabalhando em prol da garantia de direitos.”

Somente no mês de outubro, duas pesquisas biométricas foram realizadas. Após a identificação, o usuário pode ser inscrito no Cadunico para obter diversos benefícios e, posteriormente, iniciar uma busca por familiares. Neste ínterim, a equipe procede com atendimentos para os usuários, e é disponibilizado, no CREAS, alimentação e banhos até às 16 horas.

Cada caso é avaliado de forma singular, mas em todos os procedimentos os usuários são questionados sobre o desejo de sair da rua. Se a resposta for positiva, o equipamento socioassistencial, junto a Secretaria de Assistência Social, se mobiliza para viabilizar tal auxílio.

Se algum munícipe conhecer uma pessoa que esteja em situação de rua, cabe entrar em contato diretamente com o CREAS pelo e-mail creas.arraialdocabo@gmail.com ou através da sede do órgão, localizada na Rua Oswaldo Cruz, nº 62, Centro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here