Defesa Civil orienta população em caso de mau tempo em Cabo Frio

A Defesa Civil de Cabo Frio está preparada para o caso de alguma emergência que venha a ocorrer  até a manhã de quinta-feira (14), período para o qual a Marinha do Brasil emitiu um alerta de mau tempo válido para o litoral de quatro estados, dentre eles o Rio de Janeiro. De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Josué Velloso, a equipe está a postos 24 horas por dia e pode ser acionada pelo número 199.

Em caso de temporal, Velloso orienta a população a evitar áreas de risco, como zonas de alagamento ou perto de encostas dos morros. A preferência deve ser por locais que ofereçam proteção contra raios e ventos fortes. Por isso, o superintendente recomenda que as pessoas fiquem em casa se houver mudança no tempo.

“A população tem que buscar um abrigo, um lugar seguro. Se a pessoa estiver dirigindo, estacione o carro, pare em um lugar seguro. Evite contato com equipamentos eletrônicos, fique bem longe de poças da água e do mar, que atraem raios. E também não vá para debaixo de árvores em hipótese nenhuma”, orienta Velloso.

Em condições adversas de tempo também são comuns as quedas de energia elétrica. Se isso acontecer, a recomendação é que se evite acender velas próximas a uma cortina para evitar o risco de incêndios.

Condições climáticas

Segundo o alerta emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) nesta segunda-feira (11), a frente fria prevista para as regiões Sul e Sudeste podem provocar ventos fortes de direção sudoeste a sudeste, com intensidade de até 60 km/h.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a passagem da frente fria deixará o tempo instável em Cabo Frio. O céu pode variar de parcialmente nublado a encoberto e há previsão de chuva. Para esta quarta (13), a temperatura máxima prevista é de 29° e mínima de 24°. Na quinta (14), também há previsão de chuva, com máxima de 28° e mínima de 23°.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here