Defesa Civil realiza trabalho preventivo no bairro Ponta do Ambrósio, em São Pedro da Aldeia

0
65

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia continua atuando de forma preventiva em uma encosta do bairro Ponta do Ambrósio, que sofreu deslizamento parcial de solo devido às chuvas do mês de maio.

Os agentes aldeenses retornaram ao local para realizar o plantio de 35 mudas de eucaliptos; um projeto de médio a longo prazo para a criação de uma contenção natural. Foram feitas, ainda, as medições necessárias para a elaboração de um muro de contenção na localidade.

O coordenador geral de Defesa Civil, Marcus Dothavio, destacou que essa é mais uma medida preventiva. “Nós apoiamos as famílias não apenas durante a ocorrência, mas também na realização de todo esse trabalho preventivo. O plantio de eucaliptos é um projeto de médio a longo prazo, porque precisa ser feito com mudas para que possamos ter uma contenção natural eficiente. Estivemos no local com nossa equipe de técnicos e engenheiro para elaborar um projeto de muro de contenção”, explicou.

A técnica de Edificações e voluntária da Defesa Civil, Naiara Lopes, e o engenheiro Luciano Silveira irão elaborar o projeto com todas as informações necessárias, incluindo cálculo estrutural. O apoio da Divisão também envolve a aprovação do projeto nos setores da Prefeitura Municipal.

O morador João Cláudio Silva acompanha de perto todo o trabalho realizado pela Divisão no bairro Ponta do Ambrósio. “A Defesa Civil está ao nosso lado desde o incidente, trabalhando com a prevenção e nos ajudando com materiais básicos. Isso é muito importante, eu me sinto mais seguro com essa proximidade dos agentes. Estão de parabéns”, comentou.

Em maio deste ano, os agentes da Defesa Civil realizaram a instalação de lonas plásticas em quatro pontos do município, nos bairros Ponta do Ambrósio, Vinhateiro e Parque Estoril, visando a impermeabilização do solo e a redução do risco de novos deslizamentos nos locais.

A Ponta do Ambrósio irá receber, ainda, o projeto “Comunidades Preparadas”, que tem como objetivo capacitar moradores para ações de preparação e resposta a desastres. A previsão é de que o ciclo de palestras aconteça ainda em setembro. A iniciativa busca ampliar o conhecimento da população em todas as etapas da gestão de risco, principalmente a prevenção.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here