Detran invade blocos de Carnaval para conscientizar foliões

0
233

De acordo com o órgão, ações educativas transmitem mensagem que bebida e direção não combinam

 

O Detran-RJ realizou diversas ações educativas com a temática “Direção e Bebida: um enredo que nunca acaba bem” em blocos do Carnaval carioca. A estreia aconteceu, na manhã deste sábado, no Bloco da Favorita na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Nesta tarde, os agentes do órgão atuam no Bloco dos Barbas, em Botafogo.

De acordo com o Detran, o minibloco educativo vai invadir oito blocos cariocas no total durante os dia de folia. Agentes da Coordenadoria de Educação estarão fantasiados com a temática do trânsito para conscientizar os foliões sobre a importância de um trânsito seguro tanto no carnaval quanto na rotina diária da cidade. Depois da estreia no Bloco da Favorita e no Bloco dos Barbas, o Detran estará presente no Bangalafumenga, Simpatia é Quase Amor, Sargento Pimenta, Banda de Ipanema Infantil, Orquestra Voadora e Mulheres de Chico.

“Os cariocas estão abraçando a causa do Detran neste carnaval. A folia é um momento de alegria, mas também de educação. Estamos aproveitando para conscientizar os foliões de que bebida e direção não combinam em nenhum momento. Na folia ou em qualquer outro dia, é preciso respeitar as regras e a boa convivência entre motoristas, pedestres e ciclista”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

A campanha “Bebida & direção: um enredo que nunca acaba bem” tem o objetivo de conscientizar os cidadãos para um trânsito consciente e seguro nos dias de folia. Os números do Detran-RJ, até outubro de 2017, mostram que 1.770 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito, uma média de oito por dia. Outras 23.550 pessoas se acidentaram em virtude de imprudências do trânsito. Foram registrados 10.874 acidentes no trânsito nos números parciais.

O órgão também estará presente no Sambódro durante os dias de desfile do Grupo Especial – sábado e domingo – serão distribuídas ventarolas para conscientizar os foliões que estiverem presentes no Setor 1 da Marques de Sapucaí.

“O bloco do Detran está na rua. E a população abraçou a causa. Carnaval é tempo de alegria e de conscientização. O minibloco do Detran foi recebido com muita alegria pelos foliões, que estão conscientes da responsabilidade no trânsito. Todos podem ser felizes ao máximo no Carnaval, desde que suas ações sejam sempre norteadas com responsabilidade. E no trânsito é a mesma coisa. Todos podem estar muito felizes, mas sempre cumprindo as leis. Motoristas, pedestres e ciclistas precisam ser responsáveis e respeitar o outro. Se todos tiverem consciência e responsabilidade os acidentes diminuem. O papel do Detran no Carnaval é educar para transformar, com muita alegria”, completou Farah.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here