Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com plantio de Mata Ciliar em Iguaba Grande

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Iguaba Grande está realizando o plantio de Mata Ciliar nos corpos hídricos do município, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação está sendo feito no Canal Iguabela, Rio Salgado, Beira Rio e Rio Caranguejo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e conscientizar o público a cuidar do planeta. A Mata Ciliar é um tipo de cobertura vegetal nativa, localizada às margens de rios, igarapés, lagos, nascentes e represas. É considerada área de Preservação Permanente pelo Código Florestal Federal.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio, o objetivo da ação é melhorar o percentual de vegetação do município. “Há vários anos fazemos a recuperação das margens dos corpos hídricos, pois são fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente. Ela oferece proteção aos rios e lagos assim como os cílios protegem os olhos”, afirmou o secretário.

O secretário ainda destaca a participação da população. “Em alguns lugares, como no Rio Caranguejo, o plantio está sendo feito pelos próprios moradores. É muito importante que a população participe para melhorarmos ainda mais a qualidade de vida em nosso município”, concluiu.

Jovens participam de palestras sobre Educação Ambiental

Ainda celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria irá realizar, nos dias 13 e 14, palestras para os Jovens do Projeto Cidadão Participativo e para os alunos da Escola Municipal Terezinha Predrosa. O evento tem como objetivo conscientizar a importância dos jovens dentro do processo de educação ambiental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here