Discussões avançam para elaboração do Plano Municipal de Turismo de São Pedro da Aldeia

0
108

As discussões para elaboração do Plano Municipal de Turismo, que vai nortear as políticas para o setor, avançam em São Pedro da Aldeia. Após quatro reuniões, sendo três envolvendo a Subsecretaria e o Conselho de Turismo, e a quarta, aberta à participação popular, ficaram definidos doze pontos de trabalho, que serão transformados em documento oficial a ser enviado para aprovação na Câmara Municipal. A criação do Plano é uma exigência da Lei Orgânica Municipal, do Plano Diretor e do Ministério do Turismo.

Para discutir os doze pontos da minuta, as pessoas que estavam presentes na reunião, ocorrida nesta segunda-feira, dia 24, no Cine Estação, foram divididas em seis grupos. Elas debateram e apresentaram propostas a serem inseridas no documento.

Os 12 pontos discutidos abrangem a Laguna de Araruama, Serra de Sapiatiba, Circuito Histórico-Cultural; Artes, Tradições Populares e Artesanato; Áreas e Parques Ambientais; Calendário de Eventos, Hoteis e Restaurantes; Hoteis Fazenda; Feiras e Congressos; Fluxos Turísticos, Museu do Sal e Casa da Flor.

De acordo com o subsecretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha, antes do envio do documento oficial, serão realizadas mais duas reuniões abertas ao público para novas discussões e inserções de temas.

“A participação popular é fundamental para a elaboração deste plano, pois ele não pertence a governos ou grupos políticos, mas à cidade. Ele deve ser democrático e abranger o maior número possível de pessoas interessadas no desenvolvimento do Turismo em São Pedro da Aldeia”, afirmou.

Participaram do encontro desta segunda-feira representantes da Subsecretaria de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Federação da Associação de Moradores,imprensa, proprietários de pousadas, Secretaria Adjunta de Cultura, Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, escolas particulares, entre outros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here