Em Rio das Ostras, crianças aprendem a cuidar de horta na escola

0
316

Reflexões sobre a proteção do meio ambiente e a alimentação saudável foram intensificadas entre estudantes de Rio das Ostras. Cerca de 60 alunos do 1º ao 5º ano do Colégio Conceito colocaram a mão na terra para plantar mudas e regar uma horta suspensa dentro da escola. Por causa disso, discutiram como a reciclagem de materiais podem evitar o descarte ainda maior de resíduos.

A horta foi criada na Semana do Meio Ambiente, mas seguirá a fazer parte da rotina dos estudantes. Uma vez por semana, cada turma irá regar e cuidar das mudas plantadas, acompanhando o desenvolvimento delas. Além disso, para arrumar o espaço onde cada tempero foi plantado, garrafas pet foram levadas pelos pequenos até a escola. Esta foi uma maneira de abordar também a necessidade da seletividade do lixo e da reciclagem.

Na horta suspensa, foram plantadas mudas de manjericão, louro, pimentas, hortelã, entre outros. De acordo com a professora de Ciências, Elisângela de Paula, que orientou a atividade, a horta vai promover ainda no dia a dia dos alunos a reflexão sobre a sustentabilidade e a alimentação saudável. “Procuramos mudas de temperos por estes serem de uso comum de muitas mães e pais em casa. Colocar a mão na terra e senti-la é uma forma de incentivar a preservação também”.

A professora conta ainda, que a curto prazo, a horta possibilita o contato com a terra, o que muitas crianças não tem. “Ainda nesta linha, acompanhar o crescimento das mudas estimulará a importância da natureza e da alimentação saudável”, conclui Elisângela.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here