Encontro com profissionais do programa Mais Médicos em São Pedro da Aldeia discute assistência farmacêutica e nutricional

0
98

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (11) a segunda reunião do ano com os profissionais do programa federal Mais Médicos. Cerca de 20 pessoas participaram da programação, realizada no gabinete da secretária da pasta, Francislene Casemiro. O encontro abordou questões relacionadas à assistência farmacêutica no âmbito da Atenção Básica e orientações nutricionais quanto à adequação de dietas para hipertensos, diabéticos e renais.

De acordo com a secretária de Saúde aldeense, Francislene Casemiro, a proposta é promover reuniões multidisciplinares e criar uma estrutura melhor para atender a população. “Quanto mais capacidade técnica eu tiver dentro da Atenção Básica, melhor vai ser meu resultado para o paciente dentro do território e para a Atenção Especializada. Estamos trabalhando bastante a questão da promoção e prevenção da saúde, nosso foco principal é fazer com que a base se torne a ordenadora de toda a rede especializada dentro do município e, assim, fortalecer a Atenção Básica”, afirmou.

A programação teve início com a apresentação da nutricionista do “Melhor em Casa”, Viviane Lima. Na oportunidade, a profissional compartilhou as orientações nutricionais que passa para os pacientes atendidos pelo programa federal, como os alimentos indicados e contraindicados para pessoas com hipertensão, diabetes e insuficiência renal crônica. Na sequência, a coordenadora da Farmácia Municipal, Mayara Alves, falou sobre assistência farmacêutica, farmácia volante e orientações quanto ao não armazenamento nas unidades e implicações legais.

Na pauta do dia também estiveram assuntos como o sistema de informação da rede básica de saúde (E-sus), o número de atendimento nas unidades básicas de saúde e pacientes com necessidades de acompanhamentos domiciliares, além de informes sobre cursos de qualificação, abordagem de adultos em situações de urgência e emergência na Atenção Básica e protocolo de solicitação de exames, entre outros.

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Saúde, Nelson Aud, a diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, e a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Patrícia Costa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here