Estação de tratamento de água em Araruama foi vistoriada porque houve a suspeita de que as tubulações estavam despejando rejeitos de alumínio na lagoa.

0
134

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou que não há lançamento de efluente com alumínio na água da Lagoa de Juturnaíba e que a estação de tratamento instalada no local opera conforme licenciamento concedido pelo próprio instituto.

Fiscais do Inea, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério Público Federal (MPF) vistoriaram a estação de tratamento de água da Represa de Juturnaíba, em Araruama, porque houve a suspeita de que as tubulações estavam despejando rejeitos de alumínio na represa.

Como parte complementar da ação do Inea, foram coletadas amostras de água no local e o resultado deve ficar pronto em 15 dias.

O relatório dessa fiscalização vai ser encaminhado o MPF, que confirmou, por nota, que durante a fiscalização foi verificado que não estava havendo qualquer irregularidade no tratamento da água e no despejo de efluentes.

A concessionária Prolagos reforçou que atende a todos os critérios e padrões de lançamento de efluentes estabelecidos pela licença do Inea.

O ICMBio chegou a multar a concessionária, considerando haver acúmulo de rejeitos com alumínio, no local. A Prolagos disse que vai apresentar defesa administrativa no prazo estabelecido pela legislação ambiental em vigor contestando a multa.

O ICMBio foi procurado mas não se posicionou mais sobre o assunto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here