Estudantes de Búzios iniciam programa Horta nas Escolas

0
268

Estudantes da Escola Municipal Professora Eulina de Assis Marques, no bairro de São José, iniciaram em Búzios o programa “Horta nas Escolas”. Sob orientação de educadores ambientais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, alunos do primeiro seguimento do Ensino Fundamental plantaram hortaliças enchendo os canteiros de verde. Tocando a terra com atenção e curiosidade, as crianças receberam as primeiras noções sobre saúde alimentar e a importância do cultivo, enquanto se divertiam.

Inserido na grade curricular, o programa aproveita espaços ociosos existentes nas áreas das unidades escolares. O objetivo é utilizar os alimentos cultivados para ministrar aulas multidisciplinares a respeito de conteúdos relacionados à horta em ciências, biologia, e geografia, entre outras matérias pertinentes.

Em todas as etapas de desenvolvimento do programa há algo que pode ser utilizado como fonte de aprendizado para os estudantes. Preparação do solo, medição, clima, variedade de plantas, irrigação etc.

Os insumos produzidos nas hortas também podem seguir para complementar a merenda escolar. A ideia é implantar o programa em todas as escolas da rede municipal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here