Exposição de fotos do Projeto Albatroz será inaugurada em Cabo Frio

0
110

Integrando a abertura oficial da temporada de verão em Cabo Frio, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e da Secretaria de Turismo, realiza neste domingo (25) a inauguração da exposição de fotos “Projeto Albatroz: Conservando a biodiversidade marinha”. O evento terá performances artísticas de atores e malabaristas santistas e também do cantor Vinicius Santa Rosa. A solenidade contará ainda com a presença do prefeito, Dr. Adriano Moreno. A programação acontecerá no Terminal Transatlântico (final da Avenida Assunção, na Passagem) a partir das 17h30.

O acervo da exposição conta com 16 imagens registradas pelos fotógrafos Luciano Candisani, da Revista National Geographic; Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, integrantes do Projeto Albatroz; além de Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar. Registradas durante embarques marítimos e visitas aos longínquos santuários de reprodução das aves, as fotos retratam a majestade dos albatrozes durante o voo, interação com os barcos pesqueiros e também os profissionais que trabalham no duro ambiente marinho. No local também está exposta uma réplica de um casal de albatrozes viajeiros em tamanho real. Essa é uma das maiores espécies de aves oceânicas do mundo, que pode chegar a cerca de 3,5 metros de uma ponta a outra e viver por mais de 50 anos.

Com a exposição instalada no ponto turístico, localizado às margens do Canal do Itajuru, a expectativa é que milhares de turistas, brasileiros e estrangeiros, conheçam mais sobre a ave oceânica ameaçada de extinção e sua conservação. Principalmente durante a temporada de cruzeiros e de férias. “A chegada da exposição em caráter definitivo para o Terminal Transatlântico é de suma importância, porque o local recebe diversos navios de visitantes e também é aberto à visitação, o que aumenta a visibilidade do Projeto e faz com que a mensagem de conservação atinja mais pessoas”, afirma o colaborador do Projeto Albatroz em Cabo Frio, Eduardo Pimenta.

O secretário de Turismo, Radamés Muniz, explica que o novo projeto faz parte da mudança de visão turística que o governo vem se empenhando para trabalhar. “Por muitos anos vendemos para os turistas que Cabo Frio não era nada além do mar da Praia do Forte, e isso foi um grande erro. Temos um potencial enorme para o turismo esportivo, e isso ficou bem claro com o Sul-Americano de Va’a, que acabamos de sediar, com o Aloha Spirit Festival, que nesta sexta-feira (23) retorna à cidade pelo terceiro ano, e com tantos outros eventos. Também temos vocação para o turismo ecológico com trilhas fantásticas, com a Praia do Peró que receberá a Bandeira Azul neste fim de semana, e essa exposição vem somar como mais um atrativo de qualidade para moradores e turistas”, comentou.

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. O Projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores. A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil. Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).

Mais informações: www.projetoalbatroz.org.br

Serviço:

Inauguração da exposição de fotos do Projeto Albatroz no Terminal Transatlântico

Data: 25 de novembro de 2018 (domingo)

Horário: 17h30 às 21h30

Local: Terminal Transatlântico de Cabo Frio (Avenida Nossa Senhora da Assunção, 15, Passagem)

Entrada: gratuita

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here