Fim de semana terá ‘esquenta’ de Carnaval, atrações culturais e limpeza de praia em Cabo Frio

O fim de semana que antecede o Carnaval será de agenda recheada em Cabo Frio. As atrações vão desde “esquentas” para a festa do Rei Momo até ação de conscientização ambiental na Praia do Peró. Toda a programação é gratuita e com possibilidades de adiamento em caso de chuva ou mau tempo.

A agenda inicia nesta sexta-feira (22) com o projeto Pôr do Sol Histórico, que traz nesta edição as música de Nando Reis e poesias Arnaldo Antunes. A concentração será às 17h, em frente ao Museu de Arte Religiosa (Mart), com subida ao Morro da Guia em seguida. Ainda na sexta, os amantes da folia tem um encontro marcado no ensaio do tradicional Bloco Parókia, às 21h, na Rua Jorge Lóssio, no Centro. Esse é o penúltimo ensaio até o Carnaval. O próximo será excepcionalmente na próxima quarta-feira (27), na mesma hora e no mesmo local.

Pra quem prefere uma noite mais tranquila, o Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb recebe a segunda edição do “Soturno” a partir das 19h. Poesias, dança com Joana e Talytha, exposição dos artistas Renata Dorea e Matheus Amorim, Sessão de filmes Molungo, banda “La Brune” e microfone aberto. O evento encerra às 21h e é aberto gratuitamente ao público.

No sábado (23), o mutirão de limpeza “Peró de Ponta a Ponta” terá início às 7h30. A atividade também será realizada no domingo, no mesmo horário, com coleta de lixo em toda extensão da praia. Serão promovidas oficinas de conscientização, coleta de lixo na beira d’água e nas dunas e trilhas ecológicas, além de performances teatrais.

Na Fonte do Itajuru, a feira Aldeia Criativa oferece exposições variadas a partir das 14h.O evento promete reunir 50 expositores nesta edição. Haverá culinária artesanal e com opções veganas; exposição de orquídeas, suculentas e cactos; chopp artesanal, moda e música ao vivo com o grupo Duo Dara. O evento encerra às 19h e a entrada é gratuita.

Na Praça Porto Rocha, às 16h, o bloco católico EAC Alegria vai agitar o público. Interessados podem comprar o abadá do bloco na Igreja Matriz Nossa Senhora de Assunção. Já no distrito de Tamoios, o projeto “Cultura e arte por toda a cidade” vai oferecer atividades de capoeira, artesanato, pintura, música e cinema na Praça de Unamar, a partir das 14h.

No domingo (24), além da continuidade do “Peró de Ponta a Ponta”, a cidade vai sediar a segunda edição da Expo Arte Lagos no Horto Municipal, das 9h às 17h. A temática da feira será o Carnaval, com o resgate da tradição dos bailes infantis e oficinas de confecção de máscaras carnavalescas para a criançada. Para os adultos, exposição e comercialização de objetos de arte, moda adulto, infantil e de praia, acessórios pet, plantas exóticas e cerveja artesanal.

Para quem curte exposições, os espaços culturais do Centro e da Praia do Forte ficam abertos para visita ficam abertos no fim de semana. A Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, está com a exposição “Minha terra tem Bonsai e Suiseki” de Marcelo Martins, no Corredor Cultural e no Salão de Exposições. O horário de funcionamento do Charitas é de 15h às 20h.

Já no Espaço Cultural Torres do Cabo, na Avenida 13 de Novembro, a grafiteira cabofriense, Renata Dorea, está com a mostra “Muros pelo caminho – Sereias da Mata”l, que retrata um pouco de sua trajetória com projeto “Sereias da Mata” pelo Brasil. O espaço cultural abre às 18h e fecha as portas às 22h.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here