Governo de Cabo Frio apresenta planejamento do verão em reunião para empresários

Secretários, coordenadores e superintendentes do governo municipal de Cabo Frio participaram, na noite desta segunda-feira (22), de uma reunião com cerca de 80 empresários e representantes de entidades ligadas ao comércio e ao trade turístico do município. O objetivo foi apresentar as ações que já estão planejadas para o verão 2018 / 2019, atendendo ao convite feito pelo Cabo Frio Convention & Visitors.
Participaram do encontro o coordenador de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira; o interventor da Comsercaf, Luiz Claudio Gama; os representantes da Secretaria de Turismo, Luane Ferreira (superintendente Operacional), Paulo Cotias (superintendente de Turismo Histórico e Social) e Rosemarie Teixeira (superintendente de Eventos); Fabiano Scovino (representando a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade), José Robert (representando a Coordenadoria de Posturas) e o vice-prefeito, Felipe Monteiro.

A reunião pontuou as principais necessidades levantadas pelos empresários associados ao Cabo Frio Convention (ordenamento do Boulevard Canal, Ilha do Japonês, Praça das Águas, Forte São Mateus, ambulantes na frente dos comércios, fiscalização dos ônibus de excursão, moradores em situação de rua, flanelinhas, horário adequado para coleta de lixo, estacionamentos irregulares, carros de som e trios elétricos e mais segurança) com mediação do jornalista Sidnei Marinho.

O interventor da Comsercaf anunciou que nesta terça-feira (23) tem início a reforma no Mirante do Morro da Guia e na próxima semana será a vez do acesso ao Forte São Mateus. Também estão previstas ações na orla do Peró. Luiz Claudio Gama informou, ainda, que a coleta de lixo reciclável deve ser ampliada (atualmente atende o Centro, Vila Nova, Passagem e Marlin, além da Praia do Forte e Ilha do Japonês), podendo contar com o apoio da rede hoteleira por sugestão do Cabo Frio Convention.

“A autarquia trabalha com varrição, capina, coleta de lixo domiciliar e resíduos hospitalar e de construção, mas nosso maior desafio é a conscientização da população. Cinco minutos depois que o caminhão passa fazendo a coleta, as pessoas colocam lixo e entulho nas calçadas de novo. A gente acaba de pintar um prédio público e no dia seguinte amanhece tudo pichado. Por isso uma de nossas ações é trabalhar a questão da conscientização, porque para que a cidade funcione como um todo é preciso haver parceria, essa mesma parceria que o Convention está buscando com o Governo Municipal”, explicou.

Com relação à poluição sonora, o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, informou que várias medidas já estão sendo tomadas para solucionar o problema que, segundo ele, representa 80% das demandas do setor. “Já tivemos uma audiência pública com moradores e comerciantes da Passagem, por exemplo, porque ali tem sido um ponto de muitas reclamações. Também estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Fazenda para que não seja emitido alvará para estabelecimentos com música que não comprovem tratamento acústico”, explicou.

Na área do turismo, a superintendente Operacional, Luane Ferreira, explicou que “trabalhar o verão requer uma série de ações de ordenamento promovidas em conjunto com várias Secretarias, entre elas Posturas, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Comsercaf”. Mas a criação de atrativos, segundo ela, também está sendo trabalhada. Na área de Turismo Histórico, por exemplo, o superintendente Paulo Cotias contou que já estão sendo realizadas ações de ordenamento dos aquatáxis e de barcos de passeio com o objetivo de criar um produto turístico mais organizado. “Também já demos início a outro projeto, colocando historiadores em alguns pontos turísticos da cidade como Fonte do Itajuru, Charitas e Forte São Mateus, e estamos aprimoramos o Caminhos da História, com passeios a pé pelos principais pontos da cidade, e que em breve ganhará roteiros marítimos, e também motorizados com apoio da Auto Viação Salineira. E para futuro estamos tentando turistar as áreas quilombolas de Cabo Frio e alguns bairros da cidade”, explicou.

Já a superintendente de Eventos, Rosemarie Teixeira, contou que uma outra grande necessidade do trade já está sendo resolvida: a criação de um calendário oficial de eventos. “Estamos buscando essa solução através de dois editais: um que busca o apoio da iniciativa privada para a realização de eventos com foco no turismo, e outro que busca eventos de qualidade para que possamos equilibrar essa curva que existe entre as ações do verão e aquelas da baixa temporada: nosso objetivo é trabalhar eventos durante os 12 meses para que o turista tenha atrativos o ano inteiro”, explicou.

Com relação à questão dos ambulantes, tanto nas praias quanto nas ruas de Cabo Frio, o supervisor de Posturas, José Robert, lembrou que o setor está trabalhando com planos e metas, e para o verão 2018/2019 a meta principal é transformar a Praia do Forte num modelo para outros pontos da cidade, como Tamoios e Peró. “Para isso, vamos dividir a orla em quatro setores, com agentes atuando em toda a praia, garantindo mais organização e segurança aos banhistas. Também vamos usar drones no monitoramento da orla e dos principais pontos do Centro da cidade como Rua Tamoios e todo seu entorno, além do Boulevard Canal. Vamos fazer uma redistribuição dos ambulantes, que já estão sendo recadastrados e, com isso, acabar com aglomeração deles num único ponto. E para fiscalizar tudo isso, já colocamos à disposição da população nosso canal de denúncias através do telefone (22) 98835-4140”.

Encerrando a reunião, o prefeito interino de Cabo Frio, Felipe Monteiro, anunciou que o governo municipal está criando um novo modelo de mobilidade através de projetos que contemplam ciclofaixas, e também colocam em discussão assuntos como o transporte alternativo e criação de novas vias de acesso a Cabo Frio. “O poder público está à disposição de toda a população. Sabemos que são muitas as necessidades e que algumas questões são urgentes, mas em 90 dias é impossível consertar 20 anos de erros. No entanto, estamos dispostos a ouvir, a corrigir e a acertar”, anunciou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here