Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio apreende redes de pesca no Portinho

A Guarda Marítima e Ambiental apreendeu na noite desta terça-feira (27) três redes marca de barragem com malha criminosa de 3 milímetros. O flagrante foi feito no Canal do Itajuru, na altura do Portinho, durante uma ação conjunta de fiscalização do defeso total da Lagoa de Araruama.

Além de Cabo Frio, participaram da operação fiscais dos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Araruama. A fiscalização segue até o fim do defeso, que teve início no dia 1 de agosto. Até 30 de outubro todas as atividades pesqueiras estão proibidas, seja ela profissional, amadora ou de lazer. O defeso é uma ferramenta de ordenamento para garantir a reprodução e reposição dos peixes e crustáceos no ambiente.

A lagoa abrange os municípios de Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. O defeso cumpre a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA número 2, de 16 de maio de 2013, fruto da articulação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João com pescadores e ministérios envolvidos, e se aplica a toda a extensão da lagoa.

Cada município é responsável pela fiscalização de sua área, mas a Unidade de Polícia Ambiental (Upam) vai coordenar os trabalhos. Em Cabo Frio, essa função está sob os cuidados da Guarda Marítima Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here