Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia completou 30 anos de serviços prestados à comunidade

A Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia completou 30 anos de serviços prestados à comunidade, nessa quarta-feira (01). Iniciada com o objetivo de vigilância e manutenção da segurança dos prédios públicos, a corporação comemora três décadas de existência com diversas ações realizadas junto aos cidadãos aldeenses. Atualmente, a Guarda Municipal está atribuída à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESORP) e conta com 90 agentes em seu efetivo.

Guarda Municipal efetiva e secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves reforçou o trabalho realizado e parabenizou toda a corporação.

“É com orgulho que parabenizo a Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia, uma corporação de três décadas de serviços prestados à comunidade aldeense, prezando sempre pela ordem, segurança e bem-estar da população. Sabemos que todos os municípios têm suas dificuldades, mas enquanto pudermos contar com agentes de segurança pública comprometidos com sua farda e com seus objetivos profissionais estaremos no caminho certo. Ainda há muito trabalho pela frente e é preciso contar com o entendimento da população, por trás de um guarda municipal existe um pai, mãe, irmão, tio, prima e toda uma família. Nosso papel é também de educar, prevenir e conscientizar; um município em ordem também passa por cidadãos ativos e interessados em sua realidade”, afirmou a secretária.

A Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia foi criada por meio da Lei Municipal nº 406 de 15 de setembro de 1989, produzindo efeitos a partir de 1º de maio do mesmo ano. Em seu artigo, tem como atribuição a execução dos serviços de segurança no âmbito administrativo municipal, como também atuar na fiscalização, por meio de convênio firmado junto ao DETRAN/RJ, onde a GM tem poder de polícia para fazer cumprir a Lei n° 9503/97. Com a promulgação da Lei Federal n° 13022/2014, a Guarda passou a ter a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.

Além dos serviços patrimoniais relacionados aos prédios públicos, a Guarda Municipal exerce ao longo dos anos diversas atribuições educativas, preventivas e sociais. No ambiente escolar, a Sesorp reativou o serviço de ronda na rede pública de ensino. A equipe percorre as 41 unidades escolares aldeenses das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O serviço conta com três profissionais; em caso de ocorrências fora do horário de expediente a Guarda Municipal pode ser acionada, para que a escola seja atendida de acordo com a necessidade.

Com objetivo de esclarecer e orientar, a Guarda também age na manutenção de ordem do trânsito nas vias de maior movimento. Nos últimos anos, a corporação visitou escolas e promoveu ações de conscientização sobre a importância da segurança e prudência no trânsito. Em parceria com a Secretaria de Educação, agentes ressaltaram em diversas salas de aula a necessidade de motoristas e pedestres conscientes.

Ainda sob a vertente de manutenção da ordem e cumprimento da legislação, foi criado o Grupamento da Guarda Ambiental, por meio do decreto nº 60/2013. Ao todo, 10 agentes são lotados com a função de fiscalizar as áreas de preservação ambiental e o objetivo de se fazer cumprir a Lei de Proteção ao Meio Ambiente.

Além da parceria com diversas Secretarias Municipais, a Guarda trabalha efetivamente com o apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio do 25º Batalhão. Ambas as corporações agem no trabalho de manutenção da ordem e segurança pública e atuam diretamente nos eventos realizados no município, como Carnaval, Réveillon, Fest Verão e Festa de Peão Boiadeiro, entre outras datas festivas que atraem grandes aglomerações.

Atualmente a frota municipal da Guarda conta com cinco veículos novos, quatro motocicletas e três viaturas recuperadas para atendimento ao Serviço de Segurança Pública.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here