Homem é preso e polícia apreende tonelada de camarão em operação contra pesca ilegal em São Pedro da Aldeia

Um homem foi preso em flagrante e 80 caixas, com o total de uma tonelada de camarão, foram apreendidas pela Polícia Federal na “Operação Arrasto”, que acontece em São Pedro da Aldeia nesta quinta-feira (18) para coibir a pesca ilegal durante o período de defeso na Lagoa de Araruama.

O produto apreendido está sendo distribuído em ONGs. O objetivo é cumprir sete mandados de busca e apreensão.

A investigação da PF em conjunto com o Ministério Público Federal durou cerca de seis meses e comprovou a prática da pesca ilegal, que causa grande impacto na população de camarões, podendo levar à extinção da espécie no local.

“Nossa investigação começou a partir de denúncias feitas pela fiscalização da Guarda Municipal e também de movimentos que nos ajudam a controlar quem está fazendo essa pesca ilegal”, disse o procurador da República, Leandro Mitidieri.

O defeso total tem o objetivo de preservar o período de reprodução das espécies. A medida é válida nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Segundo o Ministério Público Federal, as pessoas envolvidas poderão responder por crime ambiental e organização criminosa, caso sejam condenadas.

A pesca está proibida durante três meses, entre o dia 1º de agosto e 31 de outubro, na Lagoa de Araruama, maior complexo lagunar de água salgada do mundo.

Os trabalhadores que dependem da atividade e são cadastrados no Ministério da Pesca e Agricultura recebem o seguro-defeso. O benefício no valor de um salário mínimo por mês é liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here