IBASCAF agiliza processo de pedido de aposentadoria de servidores de Cabo Frio

0
90

O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (IBASCAF) reformulou o processo de aposentaria voluntária. A partir do dia 22 de julho, o servidor público municipal deverá apresentar, além dos documentos pessoais já exigidos, os documentos emitidos pelos órgãos de origem do trabalhador.

O presidente do Instituto, José Renato de Almeida, explica que com a mudança as aposentadorias que demoravam até um ano para serem concedidas agora poderão acontecer em até 60 dias.

“Antes, o servidor dava entrada apenas com a documentação pessoal e cada órgão municipal – Prefeitura, COMSERCAF, Câmara, Secretarias de Educação e de Saúde – enviava as documentações dos trabalhadores para o IBASCAF. Esse processo, muitas vezes, provocava demora por pendência na documentação relativa à vida funcional e financeira dos servidores. Acabávamos sendo responsabilizados pela situação.” afirmou José Renato.

O Instituto não possui sistema integrado aos órgãos de origem que permita a consulta de dados. Por isso, com o novo formato, o servidor terá que ter em mãos todos os documentos necessários, incluindo os documentos emitidos pelos Departamentos de Recursos Humanos de cada órgão de origem.

“Agora poderemos caminhar ao lado dos servidores e dos órgãos nesse processo. Lembrando que a nova medida configura um mecanismo para a celeridade processual e eficiência que tanto buscamos nos processos administrativos. Só com esses documentos será possível dar entrada no pedido de aposentadoria voluntária no IBASCAF, declarou a Diretora de Benefícios, Shenia Caetano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here