Livro “Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios – Séculos XVIII e XIX” será lançado no Solar dos Massa

O Solar dos Massa, prédio que abrigava a sede da Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, será cenário do lançamento do livro “Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios – Séculos XVIII e XIX”. Nesta quinta-feira (9), às 18h, o historiador Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira e a pesquisadora Rose Fernandes, escritores da obra, vão receber o público no evento que irá lançar o livro da Sophia Editora.

O livro conta sobre a pesca da baleia na ponta dos Búzios, que nos séculos XVIII e XIX, época retratada no texto, pertencia a Cabo Frio e lança hipóteses sobre a formação de parte da região a partir do perfil da população indígena.

“Temos muito a avançar no conhecimento da história de nossa região, sobretudo quando assunto é abordado pela ótica indígena, do protagonismo desse povo como agente social” – fala o historiador Luiz Guilherme Scaldaferri.

A formação de estruturas populacionais, entre os anos 1700 e 1800, em áreas onde hoje ficam os municípios de Búzios e Cabo Frio é investigada de forma paralela pelos autores da obra.

“Os dois artigos, podem ser lidos separadamente, já que apresentamos em alguns aspectos, diferentes abordagens e visões, mas também podem ser lidos de forma complementar, pois ambos os textos dialogam entre si”. – explica Luiz Guilherme.

O lançamento do livro será gratuito e aberto ao público. O Solar dos Massa fica na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here