Meio Ambiente inicia trâmites para certificação da Praia do Forte, em Cabo Frio, no Programa Bandeira Azul

Depois da Praia do Peró, a Praia do Forte pode ser a segunda de Cabo Frio a ser certificada pelo Programa Bandeira Azul. O local já foi avaliado, faltando apenas a tramitação de documentos para que se inicie a “fase piloto”, em que receberá a sinalização fixa, indicando que está sob a avaliação do Comitê Nacional.

Para o coordenador de Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, a certificação da Praia do Peró, da forma como aconteceu, mostra que a Praia do Forte é bastante factível. “Nós já temos a expertise com o sucesso que foi a certificação da Praia do Peró. Nossos coordenadores, Paloma Arias e Magno Maiques, trabalham com muita harmonia e sabem fazer a engrenagem girar. Sobre a infraestrutura de apoio aos usuários da praia, estamos certos que poderá ser revitalizada de forma eficiente respeitando as características e peculiaridades do local. Esta infraestrutura deverá atender a demanda já existente obedecendo aos padrões estabelecidos pelo programa prevendo também um possível aumento de visitantes”, explicou Mario.

Segundo Paloma Arias, coordenadora do “Bandeira Azul, Praia do Peró”, o Comitê Nacional solicitou que apenas um trecho da Praia do Forte fosse delimitado para concorrer à certificação.“Como a Praia do Forte é muito extensa, decidimos que o trecho entre a Duna Preta e o fim da área dos quiosques é o que mais se adequa à implantação dos critérios para a certificação”, afirmou.

Magno Maiques, que também é coordenadora do “Bandeira Azul, Praia do Peró”, considera uma possível certificação da Praia do Forte como o resgate de um sonho.“Trazer esta certificação também para o nosso maior cartão postal seria um feito realmente grandioso”, comemorou.

O Comitê Nacional salientou que a Praia do Forte deve estar de acordo com a legislação vigente, inclusive infraestruturas e atividades na praia. Esta conformidade deve contemplar o uso da área pública por ambulantes, barracas de praia e restaurantes. Deve ser elaborado um código de conduta para o local e garantir o cumprimento da legislação. Este código de conduta pode ser adaptado do Código de Posturas do município.

Para o prefeito, Dr. Adriano Moreno, certificar a Praia do Forte será uma vitória de toda a sociedade civil de Cabo Frio. “Fiquei muito feliz com a certificação da Praia do Peró. Agora, partiremos para mais esse desafio, que é certificar a Praia do Forte. Não é só o Turismo quem ganha com isso. Ganha toda a sociedade civil organizada, o município, o Estado e até o Brasil, por ter mais uma praia certificada. A Prefeitura dará todo o apoio para mais essa conquista”, declarou.

A partir do momento em que receber o Certificado de “Praia Piloto do Programa Bandeira Azul”, a Prefeitura deverá iniciar a adequação da praia a todos os critérios do programa. A fase piloto não pode durar mais de dois anos, este prazo poderá ser reduzido dependendo do mês em que a praia se tornar piloto, uma vez que a solicitação da certificação é sempre realizada no mês de julho, com vistas à certificação em dezembro do mesmo ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here