Milícias avançam na Região dos Lagos

Uma matéria de destaque na edição deste domingo, dia 31, do ‘Jornal O Globo’ relata o avanço das milícias por todo o estado do Rio de Janeiro. Entre as cidade do interior citadas, estão Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

Segundo ‘O Globo’, procuradores do Ministério Público Federal e policiais federais confirmam ter indícios de que milicianos são os responsáveis por ocupações irregulares de terrenos e pela pesca predatória em áreas de proteção ambiental. Ao ‘Globo’, o procurador da República Leandro Mitidieri diz que já há oito denúncias na Justiça Federal sobre ações de paramilitares em Cabo Frio e adjacências.

“Realizamos duas operações com a Polícia Federal no ano passado, uma para identificar responsáveis pela pesca durante o defeso e outra para reprimir ocupações irregulares. Nos dois casos, havia indicativos da presença de milicianos”, afirma Mitidieri.

O promotor Luiz Antônio Ayres, um dos maiores especialistas em milícia do estado e que atua na Zona Oeste do Rio há duas décadas, frisou que o mapa da expansão dos grupo paramilitares no estado inclui as cidades da Região dos Lagos.

“Temos focos de milícias em Niterói e na Região dos Lagos. Em cidades como Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, elas já estão presentes. Do outro lado do estado, temos os municípios de Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba sob o controle de grupos paramilitares. Em Angra dos Reis, com exceção do Frade, ainda reduto de traficantes, uma milícia já explora atividades em vários bairros, incluindo o Centro. Então, pelo cenário atual, as quadrilhas estão fechando um cinturão na Zona Oeste do Rio, na Baixada Fluminense e na Costa Verde”, afirma Ayres.

As milícias parecem se regenerar depois de cada golpe imposto por investigadores e promotores. Há 20 anos, existia apenas um grupo paramilitar no estado, em Rio das Pedras. Hoje, centenas de prisões depois, com uma CPI das Milícias no meio, as quadrilhas atuam em um território cada vez maior: estão presentes em 14 cidades do estado e fincaram raízes em 26 bairros da capital. Somente no município do Rio, estão sob o jugo de milicianos, direta ou indiretamente, cerca de 2,2 milhões de pessoas.

Sem abandonar antigas modalidades criminosas, como a exploração de transporte clandestino, a venda pirata de sinais de TV a cabo e a cobrança de taxas de segurança, as milícias passaram a investir em novas atividades, dificultando, assim, as ações do poder público. Investigações do Ministério Público estadual e da Secretaria de Polícia Civil apontam que os grupos paramilitares atuam, por exemplo, na extração de areia para obras e em agiotagem, grilagem e contrabando de cigarros. Aos negócios em terra, como o controle quase total da ocupação do solo em várias áreas da cidade, somam-se frentes abertas na Baía de Guanabara, onde já se tem notícias de extorsão de dinheiro de pescadores.

Agora, a expansão desses grupos conta com pontuais associações a traficantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP), que, em algumas regiões, passaram a ser mais ameaçados pelos rivais do Comando Vermelho (CV). Nessa guerra, a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, virou uma área estratégica para a execução de um plano ambicioso: avançar sobre a Zona Norte, a partir da tomada de comunidades de Madureira.

“A milícia está investindo na Cidade de Deus. Se dominá-la, fechará uma espécie de cinturão na Zona Oeste. Ao mesmo tempo, ela resiste a tentativas do tráfico de retomar a Praça Seca e a Covanca. A partir dali, Madureira é o primeiro alvo. Pelas informações de que disponho, a ideia é avançar em direção à Zona Norte” alerta o promotor. “Se conseguirem o que desejam, os paramilitares terão o controle das comunidades do lado esquerdo da Avenida Brasil, no sentido da Rio-Santos. Na minha opinião, há um plano muito claro de invasão de territórios baseado em ações coordenadas, sem tiro a esmo, que exigem paciência”.

Em inquéritos da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, suspeitos são descritos como milicianos. A presença em Niterói não é confirmada, mas, em São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, crimes de paramilitares já foram constatados. Nessas cidades, também há indícios de “dobradinhas” entre milicianos e traficantes.

“Nossas investigações mostram uma associação, pontual, entre a milícia e o tráfico. Eles estão se falando na região, não há dúvida”, afirmou um policial da unidade.

O delegado Cláudio Ferraz, que estuda o assunto há 15 anos, alerta que as milícias se tornaram mais organizadas e complexas. No período em que ele esteve na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), entre 2006 e 2011, foram cumpridos mais de 600 mandados de prisão preventiva contra paramilitares em bairros como Rio das Pedras, Campo Grande e Santa Cruz. Tamanha atividade policial, no entanto, não foi suficiente para enfraquecer as milícias da Zona Oeste.

“Os grupos paramilitares do estado se enquadram no conceito clássico de máfia”, garante Ferraz.

Pedindo anonimato, policiais criticaram a forma de combate às milícias.

“A polícia e o Ministério Público identificam as quadrilhas e prendem seus integrantes, mas não vão atrás de suas riquezas. Ou seja, não atacam o principal, que é a estrutura financeira das quadrilhas. Raramente uma operação termina com sequestro de bens, buscas nas empresas dos presos ou de seus parentes e identificação de contas bancárias”, diz um investigador.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here