Morro da Guia, em Cabo Frio, recebe ‘Pôr do Sol Histórico’ com poesias de Mario Quintana e tributo aos Paralamas

0
266

Na próxima sexta-feira (25), o Morro da Guia recebe mais uma edição do “Pôr do Sol Histórico”, a partir das 16h30. O projeto, que une música, poesia e história, é gratuito e aberto a moradores e turistas. As poesias do multifacetado jornalista, tradutor e poeta, Mário Quintana, bem como o som do pop rock nacional do Paralamas do Sucesso vão embalar o anoitecer desta edição.

O conteúdo histórico ficará por conta da história do sal e do processo de formação urbana e econômica de Cabo Frio no século XIX, passando ainda pela história da Ponte Feliciano Sodré. Já as poesias do gaúcho Quintana que foram escolhidas para o evento são “Deixa-me seguir para o mar”; “O tempo”; “Presença”; “O pobre poema”; “Relógio” e “Canção do dia de sempre”. A trilha sonora do encontro será “Aonde quer que eu vá”; “Lanterna dos afogados”; “Aquela lua”; “Cuide bem do seu amor”; “Uma brasileira”; “Óculos”; “Vital e sua moto”; “Alagados” e “Meu erro”.

“O sal em Cabo Frio foi muito além de uma força econômica, foi uma força cultural e de desenho histórico da nossa cidade. Boa parte do nosso desenvolvimento ao longo do século XX se deu na esteira da indústria salineira, desde sua profissionalização no final do século XIX. A História do Brasil se classifica em ciclos: pau-brasil, cana de açúcar, ouro e café, porém, Cabo Frio teve seu próprio ciclo econômico que moldou nossa história e se apresenta em várias paisagens das nossas terras”, explicou Pablo Magaton, um dos historiadores da equipe da Secretaria de Turismo.

O “Pôr do Sol Histórico” é realizado sempre na segunda sexta-feira de cada mês, na Praia do Siqueira e, na última, no Morro da Guia. As atividades são acompanhadas por historiadores da Superintendência de Turismo Histórico e Social. A primeira edição do projeto foi realizada em outubro de 2018, no Morro da Guia, que desde então abriga uma edição do projeto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here